o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chamou atenção mais uma vez ao surpreender os cidadãos ao criar um benefício especial, para as pessoas que foram vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul. Embora nem todo mundo saiba, em 20 de maio, o Governo Federal começou a distribuir o Auxílio Reconstrução no valor de R$ 5.100 em parcela única para as famílias afetadas pelas enchentes no RS.
Conheça o Auxílio Reconstrução, novo programa social para ajudar os brasileiros
De forma simples, cada família receberá um pagamento. Ao todo, 369 municípios gaúchos estão qualificados para receber o benefício, pois tiveram situações de emergência ou calamidade pública reconhecidas pela Defesa Civil nacional até 15 de maio. A lista de municípios e as instruções sobre os próximos passos estão disponíveis no site oficial do Auxílio Reconstrução.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Comunicado da Caixa exige que clientes NUNCA façam isso e faz alerta para milhões perdidos
Auxílio Reconstrução é benefício em parcela única a famílias afetadas pelas enchentes do Rio Grande do Sul (Foto: Reprodução/ Divulgação/ Gov.Br)
Como funciona o novo benefício?
- O município envia para o Governo Federal os dados de cada família, informando seus membros e o endereço completo. Aqui, ele deve identificar o nome do responsável pela família, de preferência uma mulher;
- A pessoa identificada como responsável pela família acessa o sistema, clicando no botão Sou Cidadão acima. Ela vai precisar usar sua conta GovBr para confirmar os dados;
- Após a confirmação, os dados são enviados para a Caixa Econômica Federal, que efetuará o pagamento;
- As pessoas que possuem conta na Caixa receberão o dinheiro nesta conta. Para quem não tem, será aberta automaticamente uma conta poupança no nome do responsável pela família, que acessará o dinheiro com o aplicativo Caixa TEM.
E agora? Decisão sobre o futuro da aposentadoria deixa beneficiários aflitos; confira o que mudou
LEIA TAMBÉM!
É importante deixar claro, que a data do pagamento depende do envio das informações pelos municípios, o processamento dos dados, e a confirmação dos dados pela família. Quanto antes a prefeitura enviar os dados e a família confirmar no sistema, mais rápido o dinheiro entra na conta.
O sistema para recebimento das informações das prefeituras começa a operar dia 22/05 e o sistema para confirmação das informações pelas famílias entra no ar dia 27/05.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Lula lança novo auxílio que promete ser 5 vezes maior que o Bolsa Família (Foto: Reprodução/ Ricardo Stuckert / PR/ Ag. Brasil)
Mulheres +40! Esses 4 cortes de cabelo te ajudarão a rejuvenescer do dia para noite
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE