Diretas

Novo golpe do PIX provoca pânico em usuários ao fazer a ‘limpa’ nas contas bancárias

Golpe do PIX (Foto: Reprodução / Internet)

Vazou PIX (Foto: Reprodução / Internet)

O PIX é um meio de pagamentos instantâneos

Uma das revoluções do mercado financeiro nos últimos anos foi o lançamento do PIX. O meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central facilita e muito a vida das pessoas, que antigamente tinham que ficar reféns dos métodos DOC e TED.

Porém, como tudo na vida sempre existem pessoas de má fé que acabam usando artifícios escusos para aplicarem golpes. O número de transações fraudulentas realizadas por PIX aumentaram consideravelmente de acordo com informações do portal UOL.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

SAIBA MAIS! Descontão na conta de luz e isenção do IPTU: Saiba como aproveitar esses benefícios incríveis

Como se já não bastasse, um novo golpe envolvendo o PIX, provocando pânicos nos usuários fazendo a ‘limpa’ nas contas em transações bancárias, especialmente aquelas realizadas via dispositivos móveis.

Esse esquema, denominado ‘Golpe da Mão Fantasma’, tem como objetivo mudar o destinatário do dinheiro sem que a vítima perceba.

LEIA TAMBÉM!

O diferencial desse novo golpe é a automatização da fraude. O bandido consegue acessar o dispositivo da vítima e controlá-lo sem a necessidade de estar online operando o desvio em tempo real. Isso permite que o ataque seja mais sutil e eficaz.

Segundo estimativas da empresa de segurança cibernética Kaspersky, o novo golpe do PIX já tentou afetar quase seis mil vítimas no Brasil somente em 2023.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os criminosos utilizam Trojans, também conhecidos como ‘Cavalos de Troia’ que são softwares maliciosos disfarçados como arquivos ou aplicativos legítimos. Eles conseguem infiltrar-se nos dispositivos das vítimas, aplicar golpes e roubar dados, incluindo dinheiro.

Para executar o golpe, os ladrões utilizam malwares bancários, que infectam os celulares das vítimas. Isso normalmente acontece por meio de aplicativos falsos que não foram baixados das lojas oficiais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quando uma transferência via PIX é iniciada, o malware bloqueia a tela do dispositivo até que a transação seja concluída. Durante esse período, o aplicativo malicioso altera automaticamente o destino da transação, frequentemente passando despercebido.

COMO EVITAR?

Golpe do PIX (Foto: Reprodução / Internet)

Autor(a):

Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!

Sair da versão mobile