Novidade ‘quentíssima’: Mudanças no vale-alimentação podem ser anunciadas em breve
28/06/2023 às 18h47
Pode acontecer, nos próximos meses, uma mudança no que tange ao benefício do vale-alimentação, pois de acordo com o secretário de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, Marcos Barbosa Pinto, haverão mudanças.
A informação aconteceu durante uma entrevista dele ao Broadcast/Estadão, quando citou-se o asunto sobre as mudanças trazidas pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).
É que desde 2022, o Congresso aprovou a Lei 14.442/22, que trata justamente sobre o vale-alimentação ou vale-refeição que seria utilizado em restaurantes e similares ou de gêneros alimentícios.
Acontece que agora o Governo deve aumentar as opções de estabelecimentos para o cliente, o que fará com o beneficiários do benefícios sejam contemplados com um leque maior de possibilidades.
”Consideramos as mudanças bem importantes e estamos trabalhando para regulamentar. Achamos que o PAT vai passar por uma transformação muito parecida com a que o mercado de cartões de crédito passou no Brasil quando foi determinado pelos órgãos de defesa de concorrência a interoperabilidade dos arranjos de pagamento”, afirmou o secretário.
LEIA TAMBÉM:
● Conheça o Aplicativo de Celular que faz Simulação de como você ficaria de Barba
● Atenção: A importância de saber o que significa cada Luz Acesa no Painel do seu Carro
● AUGE E QUEDA: Falência de grande rede de SUPERMERCADOS; portas FECHADAS de 149 lojas e DEMISSÃO em massa
Qual o valor do vale-alimentação?
Atualmente, de acordo com a Lei de número 5.425/1943, o valor do desconto vale-alimentação não deve ultrapassar 20% do valor contratual de cada funcionário.
Contudo, é importante mencionar que o valor desse benefício pode ser definido pela empresa, já que o valor do vale-alimentação não é obrigatório, sendo concedido apenas se a empresa assim decidir.