Novas categorias da CNH e alterações nas regras de trânsito: Fique alerta e evite multas com as atualizações
17/09/2023 às 10h00
CNH teve algumas mudanças recentemente
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH), te autoriza, depois de se inscrever em uma das autoescolas, dentro da que você pagou e aprendeu, dirigir veículos automotores, desde motos (Categoria A), até caminhões de grande porte (Categoria E).
Porém, para conseguir emitir a CNH, primeiro você é obrigado a se matricular em uma autoescola, pagar o DUDA, o exame médico e psicotécnico. Depois da aprovação você tem que pagar o CFC que contém as aulas teóricas, simulador de carro e aulas práticas.
SAIBA MAIS! Notícia excelente: Recurso tão aguardado pelos usuários do WhatsApp já está disponível para você utilizar
Em seguida, você paga a prova e caso seja reprovado, é necessário pagar novamente para mais uma tentativa de aprovação. Tudo isso no período de 365 dias e caso ultrapasse os 12 meses, você terá que refazer todo o processo burocrático novamente, inclusive realizando os mesmos pagamentos, dando uma baita dor de cabeça.
Acontece que esse processo é antigo e todo mundo já sabe como funciona. Mas recentemente, houve mudanças significativas na legislação que afeta a Carteira Nacional de Habilitação no Brasil, um documento multifuncional que serve tanto como identificação oficial (substituindo o RG) quanto para confirmar a habilidade de uma pessoa para conduzir um veículo automotor.
LEIA TAMBÉM:
● Lista dos que foram contemplados pelo CPF na nota fiscal traz alegria para os brasileiros hoje (22/09)
● Empréstimo para beneficiários do Bolsa Família começa a ser liberado pela Caixa
● Novo RG e CPF já em vigor: Saiba como emitir a Carteira de Identidade Nacional obrigatória
Essas atualizações impactam tanto o processo para adquirir a CNH quanto para mantê-la, ou seja, a temida renovação e são relevantes dado que a condução de um veículo é considerada uma atividade com riscos inerentes.
A regra que exigia o uso de faróis acesos durante o dia foi revogada. Também ocorreu alterações para o uso de películas nos vidros dos carros, limitando a cobertura a 70% da superfície do vidro de acordo com informações do portal UOL.
O QUE MAIS MUDOU?
Outra mudança um tanto drástica, é que as categorias da CNH também foram redefinidas para oferecer uma descrição mais específica dos tipos de veículos que um motorista está autorizado a conduzir. Agora existem 13 diferentes categorias, como A1, B1, C1 e BE, entre outras.
O intuito dessas mudanças é melhorar a segurança no trânsito e tornar as regras mais alinhadas com a realidade atual. É primordial que todos os motoristas estejam atualizados com estas novas normas para evitar multas e, mais importante, para assegurar uma condução segura.
Lembre-se que no trânsito você dirige por você e também pelo próximo. Vivemos em sociedade e o nosso direito deixa de existir quando passamos pelo direito do outro. Portanto, fique alerta e evite multas com as atualizações da CNH.
Autor(a):
Diego Laureano
Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!