Imagine só que uma nova moeda no Brasil pode estar circulando dentro em breve. Sabemos que o Real está no cenário nacional há décadas e, tanto anos depois, acompanhando a modernidade e tecnologia, o Real Digital praticamente é uma novidade que está chegando aí.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Caixa Econômica Federal (CEF) anunciou a criação da moeda digital chamada DReX, junto ao Banco Central (BC), que será uma nova moeda usada no pagamento de benefícios. Ela foi revelada em agosto de 2023, e será ainda o Real, mas na esfera digital, dando paridade entre a novidade digital e a tradicional moeda física.
Moeda digital é novidade a ser implementada e testada no país pela Caixa e Banco Central (Foto: Reprodução/ Internet/ Montagem)
LEIA TAMBÉM!
O objetivo da Caixa é ficar de igual para igual com as soluções tecnológicas financeiras no mercado e promover a inclusão digital, especialmente aos beneficiários do Bolsa Família, por exemplo. Através do DReX – a nova moeda digital – todas as funcionalidades do Real serão mantidas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ou seja, transferências, pagamentos, compras online, ou quaisquer outros tipos de transações, mas de forma totalmente digital. Além do mais, não haverá a necessidade de se ter o dinheiro físico e tudo será feito através de celulares (smartphones) e até mesmo de cartões especiais sem conexão com a Internet (offline).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
DReX é a nova moeda digital que entrará em circulação em breve (Foto: Reprodução/ Gov.Br/ BC)
Os testes para a nova moeda digital devem começar entre abril e maio de 2024, segundo informou a Caixa Econômica Federal. Esses testes serão notados entre os pagamentos do Bolsa Família e também sobre a aplicação em produtos e serviços bancários.
Quando foi criada a moeda do Real?
Em 1994, diante de uma das maiores crises inflacionárias do mundo, o governo de Itamar Franco introduziu a nova moeda no Brasil, o nosso conhecido Real, que está em circulação até hoje (2024).