Nova obrigação aprovada pelo Senado para quem possui CNH
O sonho de quase todo brasileiro é poder tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ao completar 18 anos. Porém, a renovação da mesma é algo obrigatório e que sempre será solicitado aos motoristas.
A CNH é a Carteira Nacional de Habilitação, ou seja, te permite depois de se inscrever em uma das autoescolas, dentro da que você pagou e aprendeu, dirigir veículos automotores, desde motos (Categoria A), até caminhões de grande porte (Categoria E).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SAIBA MAIS! Governo Federal bate o martelo e valor do novo salário mínimo em 2024 causa espanto
O processo de processo de obtenção da CNH já é considerado demorado e repleto de exigências, onde agora está prestes a se tornar ainda mais complexo com a aprovação de uma nova lei de trânsito.
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Nacional aprovou um novo Projeto de Lei (PL) relacionado ao processo de renovação da habilitação de acordo com informações do portal G1.
LEIA TAMBÉM!
Segundo o PL, todo motorista no país será obrigado a passar por um exame psicológico cada vez que precisar renovar a CNH. Atualmente, para condutores com menos de 50 anos, a renovação da CNH deve ocorrer a cada 10 anos e dependendo da categoria, o exame não precisa ser realizado.
JÁ ESTÁ VALENDO?
Portanto, essa nova medida visa avaliar o estado mental e emocional dos motoristas no momento da renovação, com o objetivo de garantir uma maior segurança nas estradas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O objetivo o é proporcionar uma análise mais abrangente do condutor, considerando seu estado psicológico. Essa mudança, embora possa causar pânico em alguns, busca reforçar o compromisso com a segurança viária e garantir que todos os condutores estejam aptos a dirigirem de forma segura.
Aprovada no Senado, ela ainda precisa passar pela sanção do presidente e ser publicada no Diário Oficial da União para que possa entrar em vigor. O trânsito nas grandes metrópoles chama a atenção para o aumento de estresses dos condutores, afinal o psicológico do motorista precisa estar bem para que diminuam os riscos de acidentes, sendo essa a finalidade da nova lei.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Motorista segurando a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) (Foto: Reprodução / Internet)