Fim da dor de cabeça: Nova lei do IPTU já está em vigor e grupo de pessoas dará adeus ao temido imposto
23/09/2023 às 15h08
Contas a pagar sempre dá dor de cabeça
Para quem não sabe, o IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) é um imposto de arrecadação de recursos financeiros para os municípios e uma das contas que deixam os brasileiros em pânico.
O fato é que, conforme foi noticiado, uma parcela específica da população pode pedir a isenção da taxa a partir do ano que vem, mas é bom buscar isso com antecedência de acordo com informações divulgadas pelo portal Brasil de Fato.
O grupo específico que poderá solicitar a isenção são os aposentados e pensionistas que tenham mais de 60 anos de idade. A solicitação precisa ser realizada até o final do ano, mas é necessário cumprir algumas exigências.
- O imóvel tem que ter até 120 metros quadrados;
- O idoso deve ser aposentado ou pensionista, e receber até dois salários mínimos mensais;
- O mesmo deve utilizar o imóvel como sendo sua residência, e de sua família, e não pode ser proprietário de outro imóvel;
A solicitação pode ser feita no site oficial da prefeitura de seu município. O importante é não esquecer o prazo, que é até o final de 2023, para ter a isenção do IPTU em 2024.
Enquanto isso, o período de pagamento é sempre considerado a melhor notícia para os aposentados e pensionistas do INSS que podem se programar para cumprirem os seus compromissos financeiros.
LEIA TAMBÉM:
● Conheça o Aplicativo de Celular que faz Simulação de como você ficaria de Barba
● Atenção: A importância de saber o que significa cada Luz Acesa no Painel do seu Carro
● AUGE E QUEDA: Falência de grande rede de SUPERMERCADOS; portas FECHADAS de 149 lojas e DEMISSÃO em massa
QUAL O CALENDÁRIO DE OUTUBRO?
Vale destacar que os beneficiários são classificados em alguns grupos, sendo o primeiro deles entre aqueles que ganham até um salário mínimo e os que recebem acima desse valor. Além de serem divididos de acordo com o final do número do cadastro do NIS.
De acordo com o calendário divulgado pela própria instituição em seu site oficial, quem recebe até um salário mínimo (atualmente em R$ 1.320,00) e possui o NIS terminado em 1, já estão com o pagamento deste mês liberado a partir de segunda (25).
Os demais grupos terão que aguardar os próximos dias, lembrando que a cada dia útil é uma nova parcela que será creditada. Sendo assim, até sexta-feira (29), mais 4 grupos estarão com o valor já disponíveis.
Para quem recebe acima de um salário mínimo, o tempo de espera será um pouco maior, já que o pagamento referente ao mês de setembro começará a ser disponibilizado apenas no dia 2 de outubro.
Autor(a):
Diego Laureano
Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!