Fique atento! Nova lei do insulfilm confunde os motoristas e gera multas salgadas; Confira o que mudou
30/06/2023 às 9h19
Uma nova regra criada para as películas utilizadas nos vidros do carro e acabou confundindo os condutores que tomam punições
Uma mudança nas regras de utilização de insulfilm estão criando uma confusão com os motorista que estão tomando multas por não entenderem a alteração.
+Serginho Groisman comemora 73 anos e abre o jogo sobre a sua aposentadoria da Rede Globo
Além da quantia em dinheiro, os pontos aplicados na carteira de motoristas são altos e podem causar transtornos, por isso esclareceremos o que está acontecendo.
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran), no ano passado, aprovou uma nova resolução 960/2022, que dispõe sobre o nível de transparência que a película aplicada no vidro dos carros devem ter.
Além disso, essa mudança afirma que não podem haver bolhas e qualquer defeito no insulfilm, que podem atrapalhar a visibilidade do motorista.
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
O ano passado, o nível de visibilidade permitido era 75%, com essa nova regra, passou a ser 70%, nas partes de visibilidade do condutor do veículo.
Nas partes que ficam fora do campo de visibilidade do motorista, o permitido continua sendo de 28%, nada diferente do que era antes.
O uso do insulfilm G5, que é conhecido por ser bastante escuro com quase nenhuma visibilidade, com essa nova alteração, fica proibido.
Bolhas, defeitos, materiais espelhados ou opacos, não serão mais permitidos. As exceções para essa regra, são vidros do teto, veículos blindados, veículos destinados à circulação fora de vias públicas e máquinas agrícolas, florestais ou rodoviárias.
Multa e pontuação
O insulfilm utilizado fora dos padrões da nova lei é considerada como penalidade grave. Os motoristas que forem pegos com a película ilegal receberão multa no valor de R$195,23.
+Grêmio busca reforço em ex-atacante do Palmeiras após preocupação e incerteza com Suárez
Além disso, 5 pontos são aplicados na CNH do motorista, o que pode acarretar em problemas futuros, dependendo de quantos ele já possui na carteira.
Autor(a):
Fernanda Zanardo
Eu sou Fernanda Zanardo, tenho 32 anos e sou bacharel em direito por formação pela FMU. Sempre atenta à tudo ao meu redor, sou Redatora Web por vocação. Encantada pelo mundo esportivo, adoro escrever sobre o assunto, sobretudo de futebol. Amo animais e viajar.