MUDANÇAS

MARTELO BATIDO! Nova lei para quem tem CPF final 0,5,6,9,4,1,2,7,8,3 e 0 entra em vigor e assusta milhões de brasileiros

25/05/2024 às 15h04

Por: Diego Laureano
Imagem PreCarregada
Lei, CPF e homens assustados (Foto: Reprodução / Canva)

Nova lei do CPF entra em vigor e assusta milhões de brasileiros

O CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) é um documento importante emitido pela Receita Federal para todo cidadão brasileiro. Esse documento serve como identificação fiscal e tributária, sendo obrigatório em diversas transações financeiras como abertura de conta bancária e compra de imóveis e veículos.

Além disso, o CPF é uma ferramenta importante de combate à fraude e sonegação fiscal, permitindo o cruzamento de informações entre as várias bases de dados governamentais.

SAIBA MAIS! Alerta GERAL: Caixa emite comunicado sobre conta poupança e crava 5 avisos URGENTES

Sendo assim, é fundamental que todo brasileiro tenha o seu CPF em dia para poder participar ativamente da vida econômica e social do país.

Recentemente, a Secretaria da Receita Federal publicou uma nova norma com mudanças significativas no Cadastro de Pessoas Físicas de acordo com informações do portal Revista dos Benefícios.

LEIA TAMBÉM:

Essa atualização na legislação provocou preocupações e questionamentos entre milhões de pessoas no país. Uma das mudanças mais impactantes da nova lei do CPF é a possibilidade de utilização da tecnologia de reconhecimento facial durante os processos de regularização do documento.

De acordo com a Receita Federal, essa medida tem como objetivo aumentar a segurança e prevenir possíveis fraudes relacionadas ao CPF.

Desse modo, caso haja divergências nas informações durante a regularização do CPF, o cidadão será convocado para realizar a coleta de uma imagem facial, que será utilizada para fins de reconhecimento. Nessas situações, o indivíduo deverá apresentar um documento de identidade original.

Nova Lei do CPF unifica documentos e desburocratiza sistemas (Foto: Reprodução/ Carlos Poly/ ACS)

Nova Lei do CPF (Foto: Reprodução/ Carlos Poly/ ACS)

QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DE TER O CPF NEGATIVADO?

Ter o nome sujo, ou seja, com restrições em seu nome devido à inadimplência, pode causar várias consequências negativas para a vida financeira de uma pessoa.

Dificuldade para obter crédito: Com o nome negativado, o cidadão pode ter dificuldade para conseguir empréstimos, financiamentos, cartões de crédito e outras formas de crédito, pois os bancos e financeiras consideram o risco de inadimplência maior.

Restrições em serviços e produtos: Algumas empresas podem exigir a consulta ao CPF para a realização de determinados serviços ou para a venda de produtos parcelados.

Juros e taxas mais altos: Quando a pessoa consegue obter crédito, geralmente paga juros e taxas mais altas devido ao alto risco de inadimplência.

Impossibilidade de participar de concursos públicos: A negativação do CPF pode impedir a participação do candidato em concursos públicos.

Por isso, é importante manter as finanças em dia e, em caso de dificuldades financeiras, buscar formas de negociação e regularização das dívidas para evitar as consequências negativas de ficar com o nome sujo.

No site da Serasa ou entrando em contato com a empresa que você possui débitos em aberto, é possível fazer a consulta e encontrar a melhor forma de negociar a dívida.

Thumbnail Video Youtube

 

Autor(a):

Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.