cartão de crédito
PARA COMEMORAR! Nova lei do cartão de crédito vai salvar os brasileiros endividados; saiba como
24/05/2024 às 18h09
Recentemente, a inadimplência do Brasil marcou um aumento pelo segundo mês seguido em março, de acordo com informações do Serasa. O crescimento foi de 1,19% em relação ao mês anterior, o que demonstra um aumento de 855 mil consumidores inadimplentes. No momento, 72,89 milhões de pessoas se encontram nessa situação no Brasil, mostrando uma preocupação frequente com a saúde financeira dos indivíduos, principalmente através de gastos em seu cartão de crédito.
Como adicionar dinheiro a sua conta da Nubank com o cartão de crédito
O aumento desse valor é importante e ressalta a relevância do motivo de entender as questões que contribuem para a inadimplência e as medidas que podem ser tomadas a fim de mitigá-la.
No ano de 2023, os brasileiros se encontravam mais endividados com cartão de crédito, segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva a respeito do perfil dos inadimplentes.
O dado mostrou que o cartão de crédito era a principal dívida para 60% dos cidadãos que estavam endividados, significando um aumento em relação aos 56% de 2022 e aos 49% de 2021. Esse aumento frequente mostra uma tendência considerada preocupante no uso do crédito, principalmente se considerarmos as altas taxas de juros que estão associadas aos cartões atualmente.
LEIA TAMBÉM:
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
● Customize sua Moto no estilo de ‘Need for Speed’ com este Aplicativo Grátis
Nova lei do Cartão de Crédito:
Como uma resposta para a grande quantidade de endividamentos recentes no país, o governo brasileiro elaborou uma nova lei do cartão de crédito, que passou a ser considerada no mês de janeiro de 2024 depois de ser aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) no ano anterior.
A nova lei tem como principal intuito diminuir os juros rotativos do cartão, que são adicionados de modo automático no momento em que o pagamento da fatura se encontra atrasado ou não é feito de modo integral.
Com a implementação dessa legislação, os juros cobrados no cartão de crédito estão limitados a 100% da dívida, ou seja, os encargos e juros não podem passar do valor total de sua fatura.
Saiba HOJE (18/05) como pedir o Cartão de Crédito Nubank com um bom limite fazendo ISTO
Essa limitação implementada recentemente propõe evitar que as dívidas aumentem descontroladamente, gerando um certo alívio para os brasileiros endividados e parcialmente diminuindo a taxa de inadimplência.
Autor(a):
Flavia Fasanella
Tenho 23 anos e estou cursando o último semestre de Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Minha maior paixão, desde sempre, foi a escrita, e usar o Jornalismo para tocar a vida das pessoas.