Embora seja um programa bastante conhecido, nem todo mundo sabe que o NIS é um número de 11 dígitos criado pela Caixa Econômica Federal que serve para pagamentos de benefícios sociais fornecidos pelo Governo Federal. Além disso, ele também garante direitos trabalhistas e previdenciários, como o INSS. No entanto, um novo anúncio foi feito e deixou os aposentados e pensionistas bastante aliviados.
Incluir o CPF na Nota Fiscal pode fazer com que você ganhe fortuna; veja detalhes
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
INSS FAZ MUDANÇAS E PROCESSO AJUDA APOSENTADOS E PENSIONISTAS
Piquerez para tudo ao dizer ‘SIM’ final para clube de futebol gigante e deixar o Palmeiras de vez
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vem enfrentado um grande desafio com a longa fila de espera para a realização de perícias médicas, o que tem afetado milhares de beneficiários. Para solucionar esse problema, o INSS anunciou uma importante mudança que tem como objetivo agilizar o processo de concessão do auxílio-doença.
LEIA TAMBÉM!
A medida foi estabelecida pela Instrução Normativa PRES/INSS nº 131, de 25 de março de 2022, que disciplina a autorização de afastamento de servidor para participação em ações de desenvolvimento. Para quem não sabe, atualmente, existem aproximadamente 637,4 mil segurados aguardando pela perícia médica.
Brasileiros se revoltam com nova decisão sobre a conta de luz após aprovação final da Aneel
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aposentados e pensionistas do INSS recebem notícia bombástica do Governo e comemoram (Foto: Reprodução)
Crise e insatisfação! Corinthians enfrenta impasse para conseguir renovar com Bruno Méndez
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com o objetivo de reduzir esses números, o INSS decidiu expandir a liberação do auxílio-doença à distância. Agora, os segurados têm a oportunidade de enviar toda a documentação médica necessária pela internet, desde que já tenham agendado a perícia em uma agência da Previdência Social.
A principal meta do programa do Governo é diminuir o tempo de espera dos segurados pela análise dos benefícios. Atualmente, a espera pode chegar a 180 dias. Para solicitar a análise dos documentos, o segurado pode fazer a requisição de forma online por meio do site do INSS, do aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135. Entretanto, é crucial ressaltar que a requisição pelo telefone requer a entrega física dos documentos em uma Agência da Previdência Social (APS) ou por meio do Meu INSS.
Novidade: MEI sofre mudanças e milhares deixam de ser Microempreendedor Individual; veja detalhes