Nova carteira de identidade é surpreendente para brasileiros; saiba como conseguir o novo RG
30/04/2023 às 21h15
A nova carteira de identidade já pode ser solicitada em 12 estados
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já se encontra disponível em 12 estados do Brasil até o final deste mês. Essa notícia empolgante revela o lançamento recente do documento, que oferece várias vantagens e benefícios aos cidadãos. Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão entre os estados que aderiram à nova CIN.
+ Flamengo em colapso: Thiago Maia abandona campo de muletas e derrota para Botafogo abala torcida
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos anunciou que, até abril, já emitiram mais de 460 mil CINs físicas. Além disso, os cidadãos baixaram mais de 330 mil pelo aplicativo GOV.BR.
A CIN possui várias características inovadoras. O CPF serve como número de identificação único. Um QR Code integrado permite verificar a autenticidade do documento e identificar se alguém furtou ou extraviou, usando apenas um smartphone. Além do mais, a CIN também possui o código internacional MRZ, o mesmo usado nos passaportes, o que a torna um documento de viagem válido.
+ Crédito Real Fácil Caixa: descubra o empréstimo que pode transformar sua vida
LEIA TAMBÉM:
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
● Customize sua Moto no estilo de ‘Need for Speed’ com este Aplicativo Grátis
Os cidadãos podem emitir o novo documento em papel, policarbonato (plástico) ou digitalmente pelo aplicativo GOV.BR. Ademais, a versão digital é especialmente útil, pois pode ser apresentada no celular caso o cidadão esqueça a versão física.
Emissão no Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, o Detran-RJ iniciou a emissão da CIN para pessoas com até 18 anos de idade. Desde janeiro, já emitiam o documento para crianças de zero a 11 anos. Assim, o Detran vai ofertar a nova CIN será para crianças e adolescentes que solicitarem a primeira via do RG em qualquer posto. Para solicitar, é necessário apresentar a certidão original de nascimento com CPF ou a certidão original e o documento de inscrição no CPF.
A CIN é gratuita para a primeira emissão e renovações, mas a versão em plástico tem cobrança. Assim sendo, Adolfo Konder, presidente do Detran-RJ, destaca que a CIN evita registros duplos e dificulta fraudes.
Os jovens que ainda não possuem CPF podem fazer a inscrição no site da Receita Federal ou em unidades conveniadas, como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Correios e cartórios de Registro Civil.
A validade da nova CIN varia conforme a faixa etária: 5 anos para crianças de zero a 12 anos incompletos, 10 anos para pessoas de 12 a 60 anos incompletos e validade indeterminada para quem tem mais de 60 anos.
Além disso, vale destacar que, em março, o governo federal prorrogou o prazo para todos os estados emitirem a CIN, estendendo-o até 6 de novembro. Em suma, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos presta apoio técnico aos estados, garantindo que todos os brasileiros possam usufruir dessa inovação.
Autor(a):
Hudson William
Redator do Aaron Tura TV. Especialista em redação sobre benefícios sociais, finanças e direitos do trabalhador. Escrevo sobre notícias há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.