Notícia sobre baixa no preço da conta de luz faz a alegria dos brasileiros
01/04/2024 às 8h39
Governo irá conceder desconto na conta de luz dos brasileiros
Uma grande modificação na conta de luz foi anunciada pelo governo federal. A mesma deve ser implementada ainda esta semana. Em um evento, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, indicou que o governo planeja publicar uma medida provisória para reduzir o preço da energia elétrica.
+ IDOSOS EM FESTA: Governo surpreende com presentão para quem tem 60+ e RG antigo HOJE (31/03)
O governo quer reduzir a conta de luz em 5,5% neste ano, usando recursos provenientes do pagamento de empréstimos realizados pelas distribuidoras de energia devido à pandemia e à crise hídrica no ano de 2021. A estratégia envolve a antecipação de pagamentos previstos na lei de privatização da Eletrobras para quitar a “conta Covid” e a “conta escassez hídrica” que foram criadas para poder lidar com os custos adicionais enfrentados pelas distribuidoras nesses períodos de crise.
Os empréstimos estão impactando os reajustes tarifários, refletindo-se no valor da conta de luz. Além disso, a medida provisória ainda busca resolver o aumento tarifário de energia no Amapá, problema político para o governo de Lula. O texto da medida provisória já encontra-se finalizado e aguarda a publicação no Diário Oficial da União.
Lula, vale dizer, pretende reduzir o valor da conta de luz por meio da transferência de recursos de 3 fontes.
LEIA TAMBÉM:
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
● Customize sua Moto no estilo de ‘Need for Speed’ com este Aplicativo Grátis
Fundos regionais da Eletrobras
Primeiro, os fundos regionais da Eletrobras, criados pela lei de privatização da empresa em 2021, vão ser utilizados. A medida irá permitir que parte dos recursos sejam transferidos para tarifas de energia, com valores propostos pelo Ministério de Minas e Energia e aprovados pelos comitês gestores dos fundos.
Os montantes incluem 350 milhões de reais por ano ao longo de 10 anos das usinas da Eletrobras na bacia do Rio São Francisco, 295 milhões por ano da Eletronorte e 230 milhões por ano de usinas de Furnas. Os recursos vão ser destinados a suavizar o impacto dos reajustes nas tarifas para consumidores do mercado regular.
Autor(a):
Bruno Silva
Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.