Desde o início da pandemia, sempre que uma crise calamitosa afeta o país ou um estado específico, fica autorizada a criação de um auxílio emergencial. Recentemente, foi anunciado mais um benefício nessa categoria, com a expectativa de atender pelo menos 300 mil famílias.
O governador do estado do Amazonas, Wilson Lima, confirmou a antecipação do auxílio emergencial concedido nesta região. Normalmente, o pagamento já beneficia as famílias todos os meses, mas sempre no dia 15. Agora, a liberação da parcela está prevista para o dia 6, na próxima sexta-feira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Atualmente, esse programa está em vigor para atender famílias em situação de vulnerabilidade social e pobreza. São 300 mil grupos beneficiados que recebem uma assistência de R$ 150 cada um. Além de incentivar a atividade econômica local, fornecendo recursos para que os amazonenses possam gastar na região.
Novidade: empréstimo na ‘Conta de Luz’ é liberado para ser retirado no WhatsApp; veja detalhes
Auxílio Emergencial especial
Auxílio Emergencial é liberado a estas pessoas pelo Governo (Foto: Reprodução/ Internet/ Montagem)
LEIA TAMBÉM!
Outro objetivo do auxílio emergencial no estado é garantir a segurança alimentar daqueles que possuem baixa renda. Portanto, um dos critérios para ter acesso ao benefício é ter crianças e adolescentes na família, sendo que o maior número de dependentes é usado como critério de desempate.
Desde 2020, com a implementação do auxílio emergencial, o governo do estado do Amazonas tem concedido esse benefício a:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Famílias em extrema pobreza;
- Moradores do Amazonas afetados pela enchente dos rios;
- Trabalhadores da área de cultura, esporte e turismo, setores fortemente afetados pela crise de saúde causada pelo novo coronavírus.
Neste mês, de maneira inédita, o auxílio emergencial será pago aos que foram impactados pela seca histórica na região. Segundo informações do governo, pelo menos 200 mil pessoas foram afetadas por deslizamentos de terra, morte de animais e pela diminuição dos rios.
O pagamento, originalmente agendado para o dia 15 de outubro, foi antecipado para o dia 6 de outubro, sexta-feira. Serão elegíveis para receber:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Um representante familiar com idade igual ou superior a 18 anos;
- Famílias beneficiárias de programas de transferência de renda, em situação econômica de “extrema pobreza” e “pobreza”;
- Famílias cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda per capita de até meio salário mínimo, atendendo aos seguintes critérios:
- Família com Pessoa com Deficiência (PcD);
- Família com representante familiar idoso;
- Família com representante familiar do sexo feminino, que seja a provedora da renda e sustento familiar