ATENÇÃO!
Notícia bombástica da Caixa deixa milhares em profunda tristeza
25/08/2024 às 12h45
Home » CAIXA » Notícia bombástica da Caixa deixa milhares em profunda tristeza
Caixa deixou diversos brasileiros em profunda tristeza!
A Caixa Econômica Federal revisou contratos de renegociação de dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) no âmbito do programa Desenrola.
É pra comemorar: 3 benefícios concedidos pelo Governo Federal fazem brasileiros pularem de alegria
Em alguns casos, o novo valor das dívidas aumentou significativamente, chegando a ser até quatro vezes maior do que o montante original antes do acordo. A União Nacional dos Estudantes (UNE) destacou essa situação em suas redes sociais, alertando que muitos estudantes foram surpreendidos com as mudanças.
Conforme a UNE, os estudantes impactados foram notificados por SMS e pelo aplicativo do Fies. Aqueles que não concordarem com as novas condições poderão solicitar a devolução dos valores já pagos e tentar uma nova renegociação. A revisão atingiu principalmente os estudantes que haviam obtido descontos superiores a 90% em suas dívidas.
Itaú comunica 3 alertas urgentes para quem tem cartão de crédito com CPF final 0 ao 9
LEIA TAMBÉM:
● Presentão de NATAL, Caixa faz novo saque aos trabalhadores
● Caixa anuncia descontão de 40% na compra de casa própria; veja como garantir o desconto
● Caixa dá alegria aos cidadãos com leilão de imóveis a 70% do valor; saiba como ser o felizardo!
Explicações do Governo
Em resposta, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República esclareceu, em nota publicada no dia 21 de agosto, que não houve cancelamento das renegociações do Fies, mas sim ajustes em 2% dos contratos que haviam recebido descontos indevidos. Segundo o governo, esses beneficiários foram notificados para uma nova proposta de acordo.
A Lei 14.719/2023 estabelece que estudantes inscritos no Cadastro Único ou que receberam o Auxílio Emergencial em 2021 têm direito a descontos de 92% ou 99%. A revisão identificou que alguns estudantes que haviam recebido o auxílio em 2020 ou sua forma residual tiveram os contratos ajustados para um desconto de 77%, de acordo com os limites legais.
Os estudantes podem acessar o portal SIFESWEB para visualizar o termo de rerratificação que ajusta os contratos, ou optar por cancelar o acordo e receber a devolução dos valores pagos. O Ministério da Educação (MEC) informou que, até 12 de agosto, o programa Desenrola Fies registrou 347 mil solicitações de adesão, gerando uma entrada de mais de R$ 665 milhões aos cofres públicos. O prazo para adesão ao programa é até 31 de agosto.
Essa situação reforça a importância de acompanhar as condições de renegociação e de estar atento às notificações para garantir que o processo ocorra de acordo com as expectativas e as necessidades dos estudantes.
Autor(a):
Victor Silva
Olá! Tenho 21 anos e sou completamente apaixonado por jogos, tecnologia em geral e jornalismo. Meu intuito aqui é trazer notícias e matérias com o máximo de informações e qualidade para os leitores!