A possível liberação do 14º salário para os aposentados e pensionistas do INSS surpreendeu completamente a população brasileira nesta quinta-feira (9). Ao mesmo tempo em que o projeto de lei está em tramitação dentro do Congresso, os bancos decidiram já seguir em frente e oferecer um tipo de “adiantamento” do benefício. A medida tem criado muita expectativa e debate entre os segurados do sistema previdenciário.
NOTÍCIA BOA! 14º salário é liberado para aposentados do INSS Foto: Reprodução
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desde o ano de 2020, um Projeto de Lei que elabora a criação de um 14º salário anual para aposentados e pensionistas do INSS está em andamento dentro da Câmara dos Deputados. A proposta tem como principal objetivo oferecer um abono adicional para os segurados, semelhante ao valor de um salário mínimo, que deve ser pago em dezembro de cada ano.
Contudo, até agora, essa proposta ainda não chegou a ser aprovada e não existe nenhum anúncio oficial a respeito de sua implementação pela Previdência Social.
LEIA TAMBÉM!
Por mais que a aprovação do projeto ainda não tenha sido oficializada, muitas pessoas aposentadas e pensionistas possuem altas expectativas de receber esse valor extra. Isso porque, em um estado de vulnerabilidade e dificuldades econômicas, um 14º salário poderia ajudar bastante no bolso das famílias brasileiras.
No entanto, a aprovação da medida está lidando com muitos obstáculos. A conjuntura econômica atual do Brasil, que é marcada por uma inflação alta e restrições de orçamentos, torna complicada a implementação de novos benefícios previdenciários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIA BOA! 14º salário é liberado para aposentados do INSS Foto: Reprodução
Iniciativa inesperada dos Bancos
Por conta da incerteza a respeito da aprovação do 14º salário, os bancos decidiram tomar uma medida chocante: passaram a oferecer um tipo de “antecipação” do benefício para os aposentados e pensionistas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
ALERTA TOTAL: Notícia sobre o 14º Salário do INSS deixa aposentados e pensionistas atônitos
No lugar de receber um abono ou benefício oficial que é lançado pelo governo, os bancos estão oferecendo uma linha de crédito especial, conhecida como o “14º salário”. A modalidade de empréstimo faz com que os segurados do INSS recebam um valor antes do prazo, com a garantia de que essa quantia será descontada mais tarde, se o 14º salário for aprovado e instituído.