No JN, Renata Vasconcellos crava 2 presentões para idosos de 60,61,62,63,64 e 65 anos pra cima sobre o INSS
10/03/2024 às 16h00
Renata Vasconcellos é a titular do Jornal Nacional
O INSS é responsável por atender as necessidades sociais e previdenciárias dos contribuintes do Regime Geral de Previdência Social (RGPS). Sendo assim, Renata Vasconcellos, âncora do Jornal Nacional sempre deixa os telespectadores informados sobre as mudanças do órgão federal.
Em uma reportagem apresentada por Renata Vasconcellos no Jornal Nacional da Globo, foram revelados 2 presentões para idosos de 60,61,62,63,64 e 65 anos pra cima para os aposentados e pensionistas do INSS.
SAIBA MAIS! Pronta para arrasar: 10 formas fáceis de deixar as sobrancelhas IMPECÁVEIS
É que o Conselho Nacional de Previdência Social aprovou a redução da taxa máxima de juros dos empréstimos consignados para 1,72% ao mês, uma redução de 0,4% em relação à taxa anterior.
“O conselho nacional de previdência social aprovou a redução da taxa máxima de juros dos empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS de 1,76 para 1,72% ao mês”, relatou a colega de bancada de William Bonner.
LEIA TAMBÉM:
● Novo calendário do INSS está em vigor; confira as datas e não perca seu benefício
● Grave: Se seu CPF está com “nome vazio” no Meu INSS, você precisa saber DISSO
● Saiba se o seu CPF foi PREMIADO! INSS inicia novo calendário de depósitos para 40 milhões felizardos
É importante pontuar que o processo de redução da taxa máxima de juros para empréstimos consignados do INSS iniciou em março de 2023, quando o CNPS (Conselho Nacional de Previdência Social) decidiu diminuir o teto de juros para empréstimos consignados convencionais concedidos aos aposentados de 2,14% para 1,70%.
Essa decisão provou uma guerra entre o bancos. Naquele período, as instituições financeiras se rebelaram contra o Governo Lula, alegando que as taxas de juros não cobririam seus custos operacionais.
Em seguida, a diretoria chegou a um acordo, e o novo teto foi fixado em 1,97%. Porém, o ano seguiu repleto de conflitos entre o Governo e as instituições financeiras, onde naquela época, em agosto de 2023, a taxa de juros passou de 1,97% ao mês para 1,91%.
Já em fevereiro, a decisão foi passar para 1,72% por mês de acordo com informações do portal Revista dos Benefícios. Essa decisão do INSS aconteceu logo após o Conselho de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciar a primeira redução da taxa Selic em três anos.
QUAL É O SEGUNDO PRESENTÃO PARA OS IDOSOS?
Vale destacar que o Copom vem diminuindo sistematicamente o teto do empréstimo consignado após as reduções da taxa Selic. A redução mais recente ocorreu durante a reunião de janeiro, quando a taxa foi reduzida em mais 0,5 ponto percentual, caindo para 11,25%.
O segundo presentão dos aposentados e pensionistas do INSS com 60,61,62,63,64 e 65 anos pra cima, e que ao mesmo tempo, engloba todos os brasileiros, também foi confirmado por Renata Vasconcellos no Jornal Nacional.
Isso porque o teto dos juros do cartão de crédito e do cartão consignado de benefício, também será reduzido. “O teto dos juros do cartão de crédito e do cartão consignado de benefício vai passar de 2,61 para 2,55% ao mês”, informou Renata.
Essa redução na taxa de juros é uma excelente notícia para os beneficiários do INSS, pois representa uma economia importante nos empréstimos e no uso do cartão de crédito.
Com juros mais baixos, os aposentados e pensionistas terão a chance de administrar melhor suas finanças e evitar o endividamento excessivo.
Autor(a):
Diego Laureano
Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!