Dúvida
Não sabe ou não entende o que é NIS? Saiba tudo sobre a importância de tê-lo HOJE (04/09)
04/09/2024 às 13h00
Entenda o que é essa sigla e como ela pode beneficiar você e toda sua família
O Número de Identificação Social (NIS) é obrigatório para ser contemplado pelo Bolsa Família e demais benefícios sociais. O Governo costuma usar a numeração para escalonar os beneficiários e conceder o cronograma de repassas financeiros mensais.
Assim como o Bolsa Família, o NIS é usado na Carteira de Trabalho, no Cartão Cidadão e muito mais. Ter o número de identificação social é primordial e ele pode ser emitido no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social).
O número do NIS vem junto com o cartão Bolsa Família por exemplo, e o cronograma de pagamentos preza sempre pelo dígito final, terminado de 1 a 0, em sequência, mas essa numeração é antes do dígito verificador. Ter o número de inscrição social é fundamental para repasses programados.
Assim que o cidadão se inscreve no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), ele passa a ter um NIS e poderá se cadastrar em diversos programas sociais, dentre eles, o Auxílio Gás, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Bolsa Família.
O NIS é um número atribuído pelo governo que identifica todos os cidadãos inscritos em programas sociais, sendo considerado um documento fundamental para recebimento de benefícios. Conforme dito, o NIS é gerado automaticamente quando a família é cadastrada no CadÚnico.
Como me cadastro no CadÚnico?
Primeiramente, o Responsável pela Unidade Familiar (RF), deve levar o CPF ou Título de Eleitor até o CRAS mais próximo de sua região. Ademais, deve-se levar os documentos de outros membros da família, como a Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, CPF, RG, Carteira de Trabalho ou Título de Eleitor deles.
LEIA TAMBÉM:
● CadÚnico: Aprenda a somar benefícios do Governo Federal e garanta mais de R$2 mil por mês
● É real que o CRAS dá ENXOVAL para grávidas? Como posso ganhar esse mimo?
● Inscritos no CadÚnico podem celebrar! Governo confirma extra de R$1.000
Autor(a):
Gustavo Melo
Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.