A Netflix é uma das maiores plataformas de streaming do mundo, apesar da larga concorrência que tem hoje em dia, e que vieram depois dela, uma nova decisão vai impactar o serviço.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nesta última quarta-feira, 22 de novembro, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, colocou em voga uma nova lei que vai obrigar a Netflix a uma cota de conteúdo nacional a ser disponibilizado dentro da plataforma de streaming.
Plataforma de Streaming da Netflix e seu catálogo de filmes e séries (Foto: Reprodução/ Internet/ Montagem)
LEIA TAMBÉM!
Segundo publicação da reportagem do portal G1, caso esse projeto de cota nacional seja aprovada, poderá acontecer até uma cobrança à Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condecine) diante das plataformas de streaming.
+Segredo em pneus e detalhe em painel: 9 truques para comprar motos usadas como NOVAS e fugir de prejuízo
Esta nova regulação, que ainda é um projeto e ser aprovado, mas que está em ampla discussão no Senado brasileiro, será válida a todas empresas de streaming que ofertam seus serviços aos assinantes brasileiros. Portanto, não só a Netflix como seus concorrentes, sejam nacionais ou internacionais, deverão seguir a norma.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Catálogo da Netflix com filmes, séries e documentários nacionais (Foto: Reprodução/ Internet)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas nem só plataformas de streamings, como a Netflix, por exemplo, deverão seguir a nova lei assim que houver aprovação final, mas também as plataformas de compartilhamento de conteúdos audiovisuais, bem como as plataformas que oferecem canais de televisão em serviços online e os canais de televisão FAST.
O objetivo é dar visibilidade ao conteúdo nacional, seja através do cinema, séries, novelas, animações, e esta cota mínima pretende incentivar o consumo destes produtos nacionais. Ou seja, para valorizar o que é brasileiro e não ficar preso ao conteúdo gringo.
Quais são os principais streaming assinados no Brasil?
Além da tradicional Netflix, o Brasil consome estes streamings: Globoplay, do Grupo Globo, Prime Video, HBO Max, Star+, Disney+ e Paramount+.
Globoplay e todos streamings principais nacionais e internacionais (Foto: Reprodução/ Montagem)