MULTA e penalidades ao MEI que não fez a atualização desse cadastro: Prazo expirou no dia 31 de julho!
02/08/2024 às 8h05
Foi encerrado, na última quarta-feira, 31 de julho, o prazo para todos aqueles que são MEI (Microempreendor Individual) e também aos empregadores domésticos, de fazer o cadastro necessário e exigido referente ao DET (Domicílio Eletrônico Trabalhista).
O MEI divulgou, através de contatos com os CNPJs, fossem eles e-mails ou anúncios nas principais plataformas do módulo, sobre a importância do cadastramento de frase chave de segurança e dados pessoais, como telefone pra contato, nome completo e confirmação de e-mail no DET.
Desde a última quinta-feira, 1º de agosto de 2024, a adesão ao DET se tornou obrigatória para todos os MEIs e empregadores domésticos. Quem não se adequou a essa norma, ou seja, que não atualizaram os dados através do portal Gov.Br com acesso ao Domicílio Eletrônico Trabalhista, poderão sofrer com multas e sanções.
Anteriormente, o DET tinha prazo até 1º de maio de 2024, mas foi adiado pela baixa adesão e dando oportunidades a todos empregadores domésticos e MEIs se adequassem a isso. Vale destacar que essa função já era obrigatória a outras modalidades de trabalho e empregos do eSocial, como aos empregadores CLTs (Consolidação das Leis do Trabalho).
Para quem não conhece ou está familiarizado, o DET é uma ferramenta de comunicação com o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) e os empregadores, com transmissão de atos administrativos, procedimentos fiscais, intimações, notificações, decisões administrativas e demais avisos.
LEIA TAMBÉM:
● Nova linha de crédito é liberada para pequenos empreendedores! Veja se você se qualifica
● Descubra agora quais os MEIs que podem adiantar seu benefício do INSS
● Cartão MEI: descubra o novo auxílio que chega aos brasileiros com CNPJ ativo
Ainda não há uma multa especificada, mas que pode existir com o não cadastro e atualização do DET. Com o não cumprimento da notificação, autuações e multas baseadas no artigo 630 § 6º da CLT, podem acontecer. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, todos os CPFs e CNPJs já estão registrados no DET, mas é necessário que se realize o primeiro acesso como garantia de atualização de informações.
Como acesso o DET para atualizar cadastro?
O acesso ao DET é 100% gratuito e pode ser feito online, acessando o site oficial do DET, com login da conta Gov.BR, atualize o cadastro do CPF e depois troque o perfil para atualizar as mesmas informações no CNPJ. O Domicílio Eletrônico Trabalhista é uma plataforma virtual que permite ao Governo Federal contatar diretamente cada empresa MEI cadastrada. A administração fica a cargo da Secretaria de Inspeção do Trabalho.
Autor(a):
Gustavo Melo
Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.