Muitas viúvas possuem direito a esses benefícios e não sabem

22/03/2024 às 19h45

Por: Bruno Silva
Imagem PreCarregada
Pensão por morte (Foto: Reprodução/ advogadoaposentadoria)

Muitas viúvas deixam de ter esses benefícios por falta de conhecimento

Encarar a morte de um cônjuge acaba sendo um dos piores momentos na vida de qualquer pessoa, independentemente do regime de bens que regia no matrimônio do casal. E em uma situação como essa, algumas leis acabam entrando em cena para proteger o direito de quem ficou.

E as bases dos direitos dos viúvos estão previstas no Código Civil Brasileiro, no texto é estabelecido regras sobre o uso do imóvel compartilhado, pensão por morte, herdeiros e outros aspectos. Para poder garantir a proteção legal em um momento sensível, é bastante importante conhecer as regras com antecedência.

+ Seguro-Desemprego 2024 tem valores e nº de parcelas divulgadas oficialmente; confira novidades

Conheça a seguir os 4 direitos que uma viúva tem!

1 – Herança e sucessão

LEIA TAMBÉM:

A lista de sucessão de herdeiros fixada no artigo 1.829 do Código Civil Brasileiro (Lei 10.406/2002) acaba prevendo o cônjuge sobrevivente ao lado dos descendentes já na primeira posição. Além disso, o viúvo ainda tem direito ao imóvel em que vive, sendo preciso solicitar a transmissão do bem durante a partilha.

O cônjuge ainda pode receber a sua parte de outras propriedades, como chácaras e casas de praia, devendo ser observadas restrições em relação à alienação ou locação, além de outros pontos. A sucessão hereditária pode ser complexa, mas a parte do casal que sobreviveu quase sempre é amparada pela lei.

2 – Seguro DPVAT

Caso o falecimento do cidadão tenha sido devido a um acidente de trânsito, a Lei nº 11.482/2007 estabelece que o sobrevivente também tem direito ao seguro DPVAT (Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres). A regra que garante a totalidade do valor para o cônjuge abrange ocorridos a partir de 28 de dezembro de 2006.

3 – Pensão por morte

+ Governo confirma antecipação do Bolsa Família e benefício de R$ 800 ficará disponível em abril

O benefício do INSS é um direito incontestável da viúva, porém, sua duração dos pagamentos depende da sua idade. A pensão por morte é vitalícia apenas para cônjuges sobreviventes com mais de 44 anos, enquanto para pessoas de outras idades, ela pode durar entre 3 e 20 anos.

4 – Benefícios trabalhistas

O último direito da viúva é solicitar o resgate de benefícios trabalhistas e sociais a que seu parceiro tinha direito, a exemplo de FGTS e abono PIS/Pasep. A transação deve respeitar a hierarquia dos dependentes, de acordo com o previsto nas leis que regem os direitos sucessórios.

Fique por dentro dos direitos de uma viúva (Imagem: Reprodução)

Fique por dentro dos direitos de uma viúva (Imagem: Reprodução)

Autor(a):

Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.