Fique por dentro das mudanças e como ela irá impactar
Você deseja comprar uma casa própria este ano? Então deve ficar ligado nessa informação. Acontece que uma nova modalidade do FGTS vai permitir que os valores depositados nas contas do trabalhador seja usado para o financiamento de imóveis.
O intuito é dar início por meio de um período de testes com uma parcela da população atendida por programas habitacionais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o resultado no período de testes, a medida deverá ser ampliada para os demais públicos. Chamado de FGTS do Futuro, a nova modalidade foi desenhada pelo Governo Federal, destinando os valores das contas para a compra de casa própria.
Em um primeiro momento, o foco vai ser as famílias inseridas na Faixa 1 do Minha Casa Minha Vida, que possuem renda mensal de até R$ 2.640. Assim, o intuito é ampliar o uso dos recursos para as demais faixas do programa, possibilitando que as pessoas com renda mensal de até 8 mil reais adquiram os seus imóveis próprios.
LEIA TAMBÉM!
Muitos brasileiros vivem o sonho da casa própria (Imagem: Reprodução)
Atualmente, o comprador pode comprometer apenas 25% da sua renda mensal para a compra de um imóvel. Com as determinações do novo programa, o percentual não será alterado, mas, vai ser possível adquirir um imóvel com valor maior.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso só será possível, pois, a parte que ultrapassar os 25% será coberta pelos valores da conta do FGTS, sob responsabilidade da Caixa.
Com o novo programa, as famílias que não conseguirem adquirir a casa própria por conta do comprometimento de renda, poderão ser beneficiadas. Acontece que com o modelo desenhado para o FGTS do Futuro, o valor depositado conta como parte da renda do comprador.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, essa mudança oferece alguns riscos. Pois, caso o comprador seja demitido, ele irá precisar arcar com a parte coberta até então pelo FGTS. Assim, a parcela mensal da compra do imóvel irá aumentar. Além disso, o valor disponível para o saque em caso de demissão sem justa causa será reduzido.
O projeto para a mudança no FGTS será enviado ao Conselho Curador no próximo mês, com expectativas de aprovação facilitada. Vamos aguardar!
Aplicativo do FGTS (Imagem: Reprodução/Internet)
