Mudança histórica na renovação da CNH! Descontos inacreditáveis de até 70%; entenda
29/02/2024 às 23h20
Renove sua CNH sem pesar no orçamento! Veja como é possível obter descontos de até 70% e mantenha-se na direção por menos
O Senado Brasileiro está analisando uma proposta legislativa que promete aliviar financeiramente os cidadãos com 50 anos ou mais na renovação de suas Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH). O Projeto de Lei nº 5.153, atualmente sob deliberação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), propõe reduções substanciais na taxa administrativa cobrada para a renovação da CNH para este grupo etário.
+ Serasa faz comunicado importantes para trabalhadores com dívidas de 5 anos ou mais
A medida, uma iniciativa do senador Fernando Dueire (MDB-PE), visa mitigar o impacto financeiro causado pela necessidade de renovações mais frequentes da CNH para pessoas acima de 50 anos. O projeto argumenta que, apesar da maior frequência de renovação exigida para este grupo, o valor da taxa permanece inalterado, representando um ônus desproporcional.
Descontos propostos para a renovação da CNH
A proposta legislativa apresentada visa introduzir uma estrutura de descontos progressivos na taxa de renovação da CNH, que beneficiaria de forma significativa o público sênior, conforme segue:
- Uma redução de 50% para indivíduos na faixa etária de 50 a 69 anos;
- Uma redução de 70% para aqueles com 70 anos ou mais.
O senador Dueire defende a proposta como uma forma de promover equidade e inclusão no trânsito, considerando as exigências atuais de validade da CNH, que é de cinco anos para aqueles entre 50 e 69 anos e de três anos para pessoas com 70 anos ou mais.
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
A senadora Teresa Leitão (PT-PE), relatora do projeto na CAE, apoia a iniciativa, destacando-a como uma medida que pode facilitar a reinserção dos idosos no mercado de trabalho. Ela observa que a proposta está alinhada com a frequência de renovação exigida para essas faixas etárias e enfatiza a justiça do desconto proposto.
Próximos passos do projeto de Lei
O Projeto de Lei nº 5.153 agora segue para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde será submetido a nova análise. Essa etapa pode levar a ajustes na proposta, dependendo do consenso entre os membros da CCJ.
Portanto, os cidadãos brasileiros com 50 anos ou mais, detentores de CNH, devem acompanhar o desenvolvimento do processo legislativo para confirmar a aplicabilidade dos descontos anunciados na taxa de renovação de suas habilitações.
https://youtu.be/jYFU54z3XFg?feature=shared
Autor(a):
Hudson William
Redator do Aaron Tura TV. Especialista em redação sobre benefícios sociais, finanças e direitos do trabalhador. Escrevo sobre notícias há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.