Motoristas do Uber deixam de usar ar-condicionado e geram revolta nos passageiros
14/06/2023 às 17h58

Uber está sendo alvo de nova polêmica causada por motoristas
Muitos já devem ter passado por alguma situação desagradável ao solicitar um aplicativo de transporte como Uber ou 99. E uma dessas situações que anda dando o que falar é em relação ao fato de motoristas estarem se recusando a ligar o ar-condicionado.
O fato virou um hábito nas cidades brasileiras, inclusive, nas que o calor é predominante em quase todas as épocas do ano, a exemplo de Recife.
+ Caminhão de oportunidades: Caixa anuncia novo programa que pode ajudar você a limpar seu nome
Acontece que a pandemia de covid-19 forçou o desligamento da refrigeração por determinação sanitária e muitos motoristas acabaram sendo incorporados pelo hábito. Com a atual crise econômica, refletida na decadência do serviço de transporte por aplicativo no país, com carros velhos e a explosão do uso da motocicleta, como Uber e 99 Moto, a categoria Uber e 99 sem ar-condicionado foi oficializada.
Não são todos os motoristas que adotaram ficar sem o uso do ar-condicionado, muitos ainda usam a refrigeração tanto para o bem-estar como para higiene pessoais. Porém, está cada vez mais comum o serviço se prestado por motoristas que se negam a ligar o ar-condicionado quando estão com passageiros.
LEIA TAMBÉM:
● Passagens Aéreas Mais Baratas: Saiba Onde Encontrar
● Recuperar Fotos, Vídeo e Áudios Apagados sem querer do Celular
● Chocolate Grátis: Acesse Site de Amostras Oficial de Gigantesca Marca e Peça o Seu
Alguns usam o argumento que a garantia da refrigeração é apenas para corridas Uber Comfort ou 99 Comfort. Em outras categorias, o ar-condicionado só é ligado se o motorista parceiro quiser.
“Isso é um absurdo. Sabemos das dificuldades que os motoristas têm enfrentado, mas não existe em lugar algum que o serviço de Uber seria sem refrigeração. Ao contrário. Quem não lembra do conforto anunciado em 2015, quando a Uber chegava ao Brasil?”, reclamou à Coluna Mobilidade a professora Cláudia Maria Menezes.
“E a prática de não ligar a refrigeração é tão inadequada para o serviço prestado que muitos motoristas usam o ar. Ou ligam quando pedimos. Isso nem deveria estar acontecendo. Uber X, por exemplo, sempre foi um serviço ofertado com ar-condicionado. Ainda mais num País violento como o nosso. Andar com os vidros dos veículos abertos representa risco de assalto e furto”, acrescentou ela.
UBER SE MANIFESTOU
Por meio de uma nota o Uber se manifestou em relação a polêmica:
“O ar-condicionado faz parte dos requisitos para o cadastro de automóveis na plataforma, em todas as modalidades. Entretanto, não existe obrigatoriedade nem proibição, por parte da Uber, de seu uso durante as viagens.
A temperatura do veículo, assim como outros aspectos como rádio/música, fazem parte das preferências de viagem que podem ser combinadas mutuamente entre o motorista parceiro e o usuário para uma viagem confortável para todos.
Tanto o parceiro quanto o usuário podem cancelar a viagem caso não se sintam confortáveis com alguma situação, e também contamos com o sistema de avaliação mútua em que a experiência ao final de cada viagem pode ser avaliada tanto pelo motorista como pelo usuário, com o objetivo de tornar as viagens cada vez melhores para toda a comunidade.
Durante o período mais crítico da pandemia de Covid-19, especificamente, a Uber implementou uma política de segurança, baseada nas orientações da Organização Mundial da Saúde, que recomenda a abertura das janelas do carro para melhor ventilação durante as viagens.”

Motorista trabalhando com o aplicativo da Uber (Foto: Reprodução/ Internet)
Autor(a):
Bruno Silva
Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.