Atenção
Motoristas entre 50 e 70 anos de idade devem se atentar a isso para não perderem a CNH
11/09/2024 às 7h30
Lei faz importante mudança aos condutores habilitados destas idades
Não perca sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Acontece que o documento terá algumas mudanças e elas poderão impactar os condutores entre as idades de 50 e 70 anos. Vem entender o que pode acontecer.
A renovação periódica da CNH é uma exigência prevista na lei do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), e devido a novas alterações, os motoristas entre 50 e 70 anos estarão na berlinda se não se atentarem às novas regras estabelecidas.
Acontece que, anteriormente, a validade da carteira de motorista para os condutores com idades de até 65 anos era exigida que fosse feita a cada 5 anos. Já para os motoristas acima de 65 anos, a renovação deveria ser feito a cada 3 anos.
Com as novas regras da legislação vigente, esses prazos foram alterados e os motoristas entre 50 e 70 anos agora tem uma redução na validade para 5 anos, ou seja, a cada 5 anos, estes condutores devem por lei renovar a CNH.
A nova legislação agora determina que os condutores com mais de 70 anos, seguem naquele prazo anterior de renovação a cada 3 anos. Portanto, fique atento às mudanças significativas e esteja em alerta aos prazos.
Ter a CNH renovada de acordo com o prazo de validade de cada uma, garante o direito de dirigir na conformidade da lei, evitando multa, apreensão e prejuízos maiores por andar de carro com o documento vencido.
LEIA TAMBÉM:
● Golpe da multa falsa está enganando brasileiros! Saiba como evitar o prejuízo
● CNH aos idosos é a nova moda entre os brasileiros! Saiba as novidades bombásticas
● CNH de graça e 5 alertas urgentes aos motoristas chegam com tudo hoje (22/09)
Por que os períodos de renovação da CNH diminuíram?
De acordo com as novas regras, o objetivo é focar no envelhecimento dos motoristas, por isso são exigidas avaliações médicas nestes momentos de renovação para assegurar que eles estão aptos físico e emocionalmente para conduzirem veículos. Por isso os períodos diminuíram para segurança deles e de outros no trânsito.
Autor(a):
Gustavo Melo
Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.