O INSS possui algumas regras que devem ser seguidas
Isso porque o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é uma autarquia do Governo Federal responsável pelos pagamentos de vários benefícios como aposentadorias e pensões, por exemplo.
Porém, mesmo após a concessão do benefícios, os segurados precisam se enquadrar em algumas regras para que possam continuar recebendo o salário mensalmente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O órgão faz vários procedimentos para averiguar se não existem erros nos benefícios ou pessoas de má-fé de acordo com informações do portal Rede Jornal Contábil.
Isso porque alguns desses motivos podem levar a suspensão dos pagamentos dos beneficiários e você precisa ficar atento para não passar por constrangimentos.
QUAIS SÃO OS MOTIVOS QUE LEVAM A SUSPENSÃO?
PROVA DE VIDA
Nesse ponto, cabe ao INSS cruzar os dados para identificar se o beneficiário está vivo. Isso porque mesmo após a morte do segurado, familiares acabam sacando os valores indevidos.
LEIA TAMBÉM!
Por isso é fundamental provar que a pessoa está viva. Dessa forma, o segurado é notificado sobre a necessidade de realizar a prova de vida.
PENTE-FINO
O órgão federal do Ministério da Previdência Federal costuma realizar um pente-fino para identificar fraudes. Portanto, ás vezes o Instituto envia uma carta ou uma notificação através do aplicativo para prestar esclarecimentos de alguma pendência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quando o segurado é notificado e não comparece no dia agendado, certamente terá o pagamento suspenso para regularizar a pendência ou simplesmente ter o benefício revogado de forma definitiva por irregularidades.
DEIXAR DE SACAR O BENEFÍCIO
O não comparecimento para a realização de saques, fará o INSS entender que o beneficiário faleceu ou não precisa mais do valor. Então é importante comparecer na data prevista para fazer seu saque e evitar que o seu pagamento seja suspenso por esse motivo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Lembrando que um mês ou outro é comum acabar se esquecendo, mas todos os meses seguidos e atrasos recorrentes fazem com que os pagamentos acabem ficando bloqueados.
FALTAR NA PERÍCIA MÉDICA
Se foi solicitado avaliação médica, conhecida como perícia, é obrigatório a presença do segurado no INSS. Principalmente em casos de auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez.
Esse procedimento é rotineiro e aconteça na concessão do benefício e também para a manutenção do mesmo, exceto para segurados acima de 60 anos de idade.
RECUSAR HABILITAÇÃO
Nesse caso, o INSS pode oferecer a pessoas que estão recebendo um benefício por incapacidade, seja temporário ou permanente, a chance de participar de um programa de reabilitação profissional, desde que a avaliação médica exija que isso seja viável.
O intuito é o beneficiário aprender a desempenhar um serviço conforme sua condição de saúde. Então, caso seja oferecido, é importante aceitar e iniciar o procedimento para que possa voltar para o mercado de trabalho.
Segurados do INSS (Foto: Reprodução / Internet)