Atenção: Especialista aponta os motivos da distensão abdominal; Conheça as causas
10/01/2024 às 12h12
Segundo explica uma nutricionista a barriga inchada é uma das principais queixas em seu consultório e aponta as razões
Ter a sensação de barriga inchada é uma das queixas mais recorrentes nos consultórios das nutricionistas, a principal dúvida delas é quais os motivos dessa reação.
A nutricionista Juliana Andrade contou ao portal Metrópoles as causas da distensão de abdominal e confirma que essa é uma das maiores reclamações de seus pacientes.
Para a especialista, uma das causas pode ser por falta do ácido clorídrico pelo estômago.
“Esse é um ácido fundamental para que todo o processo de digestão ocorra de maneira eficaz. A sua diminuição resulta em prejuízos a nível de intestino também, pois o bolo alimentar chega ‘mal digerido’, fazendo com que bactérias fermentativas atuem”, afirma a profissional. “Fermentação resulta em gás, e gás faz o que? Expande”, acrescenta.
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
Existe solução para esses problema pode ser mastigar muito bem os alimentos e complementar os alimentos com suplementos, como ervas naturais.
“É importante também avaliar as causas dessa diminuição, entre elas o fator idade (envelhecimento), infecção por H. pylori, uso de determinados medicamentos e, até mesmo, o estresse. Todos podem prejudicar a produção desse ácido em quantidades adequadas”, explicou.
+RIXA entre Dorival e Neymar volta aos holofotes após DEMISSÃO do São Paulo e CONTRATAÇÃO à Seleção
Outros fatores
Segundo Juliana, outro motivo para deixar a nossa barriga inchada é o consumo em excesso de alimentos fermentáveis, conhecidos como FODMAPs. É o caso de cebola, vários vegetais e frutas e adoçantes, como o xilitol.
A deglutição excessiva de ar (ou aerofagia) é quadro muito comum em pacientes que “não respiram pelo nariz”, e sim pela boca e também interfere no sintoma de barriga estufada, bem como o hábito de se manter sentado por muito tempo (ou em má postura).
+Lista de perfumes que vão te deixar com cheiro de mulher chique e irresistível
Outra causa muito comum, segundo a nutricionista, é as intolerâncias alimentares, seja à lactose ou as sensíveis sensibilidade não celíaca ao glúten. Além das portadoras de endometriose.
No entanto, Juliana explica para todas essas causas há um tratamento para essa adversidade e recomenda que as pessoas busquem a ajuda de uma profissional nutricionista.
Autor(a):
Fernanda Zanardo
Eu sou Fernanda Zanardo, tenho 32 anos e sou bacharel em direito por formação pela FMU. Sempre atenta à tudo ao meu redor, sou Redatora Web por vocação. Encantada pelo mundo esportivo, adoro escrever sobre o assunto, sobretudo de futebol. Amo animais e viajar.