Nesta terça-feira (22), Mabel Calzolari faleceu após ter lutado durante meses contra uma aracnoidite torácica, doença rara que provoca inchaço na medula e causa dor crônica. A atriz de apenas 21 anos estava internada no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, no Rio de Janeiro, desde o início de fevereiro. O meio artístico se mobilizou para conseguir financiar o tratamento da jovem fazendo uma vaquinha virtual para arrecadar R$100 mil.
A responsável pela arrecadação, a atriz Monique Curi, informou a morte de Mabel em sua conta no Instagram. De acordo com ela, a jovem sofreu uma morte cerebral após complicações em seu estado de saúde. A atriz teve de se submeter a nove cirurgias desde dezembro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Passando para dar uma notícia que eu não queria dar. Mas estou recebendo inúmeras mensagens perguntando da Mabel. Hoje a gente teve a confirmação que não queríamos ter. Acabou. A Mabel não está mais entre nós. É inacreditável”, iniciou.
“Tudo começou com a aracnoidite, que era uma inflamação na coluna. A luta dela era para não ficar tetraplégica. A partir daí, a gente pediu ajuda. Só que de dezembro para cá ela abriu a coluna nove vezes. E abrir tanto a coluna desse jeito, com eles [os médicos] tentando resolver o problema da aracnoidite, pode ter causado a alteração no sistema nervoso”, complementou.
De acordo com a veterana, Mabel passou a mostrar novos sintomas e a equipe médica já não estava conseguindo descobrir a origem dos mesmos. “Os exames não davam nada. Não tinha infecção, não tinha nada. Ela fez não sei quantas ressonâncias, tomografias e cintilografias. Ela fazia tudo e não dava nada. Na semana passada, ela começou a ter convulsões e, na hora dessas convulsões, ela passou a não reconhecer mais as pessoas”, explicou.
LEIA TAMBÉM!
“Na sexta-feira, ela teve uma parada respiratória e precisou ser intubada. De lá para cá, agravou bastante a situação dela. Porque ela teve a parada respiratória. Depois, teve uma parada cardíaca de 12 minutos. Aí, ela estava intubada, começou a não responder estímulo nenhum”, detalhou ela.
Monique contou que a família estava apreensiva no final de semana, pois os médicos detectaram algumas alterações graves na paciente. “Fomos visitá-la no domingo, fomos lá ontem [segunda]. Porque ontem, eles verificaram um inchaço grande no cérebro dela. Provavelmente, já estava acontecendo a morte cerebral”, revelou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Quando acontece um inchaço grande no cérebro, o sangue não chega até o cérebro. Eles pediram até hoje para dar uma resposta. Enfim, tiraram a sedação dela. Fizeram todos os exames que poderiam ter feito para confirmar a morte cerebral. Confirmando a morte cerebral, de acordo com a lei, é dado o óbito”, especificou.
Bastante abalada com o ocorrido, Monique lamentou a perda de uma atriz jovem e que deixou um filho aqui. “21 anos, linda, com carisma, de uma bondade, mãe do Nicolas de 1 ano e 11 meses, filha da Silvinha, que está destruída. Ela não está mais aqui”, relatou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Agora é só pedir a Deus que a receba, que ela fique bem. Agradecer a cada um de vocês que participaram com orações, com a vaquinha. O dinheiro vai para a Silvinha, ela vai precisar muito. Nunca quis estar aqui passando uma notícia dessa. Nunca”, completou Monique.
Atriz de 21 anos, Mabel Calzolari morre após luta contra doença rara Foto: Reprodução
A arrecadação online teve início em novembro de 2020 e contou com 641 apoiadores, o que resultou em R$56 mil em doações. Mabel fez parte do elenco da novela Orgulho e Paixão (2018) e, durante sua luta contra a doença, mobilizou não somente Monique, mas também famosos como Tatá Werneck e Isis Valverde.