Mitos e verdades sobre os bastidores de Renato Aragão na Globo

Exclusivo: Mitos e verdades sobre os bastidores de Renato Aragão na Globo: funcionário expõe lado oculto do eterno ‘Trapalhão’

17/04/2022 às 13h35

Por: Diego Laureano
Imagem PreCarregada
O famoso comediante brasileiro surpreendeu os internautas ao ter conta exposta (Foto Reprodução/Internet)

Renato Aragão tem bastidores revelados na Globo por ex-funcionário.

Aos 87 anos, Renato Aragão conta com 63 anos de carreira e é conhecido como o eterno “Trapalhão”, humorístico que deu visibilidade para a carreira do ator, que se tornou eternizado com o personagem “Didi Mocó”.

Porém, a fama sempre trouxe algumas curiosidades para o público ao longo dos anos que sempre ouviram burburinhos sobre os bastidores de Renato Aragão na Globo.

Uma fonte do AARON TURA TV que foi funcionário da Globo durante o período em que o humorístico de Renato Aragão, “A Turma do Didi”, estava no ar aos domingos na emissora carioca, nos revelou algumas particularidades do ator, onde desvendamos alguns mitos e verdades sobre o lado oculto do famoso na Vênus Platinada.

Renato Aragão gravava somente dois dias por semana o, “A Turma do Didi”, onde as gravações ocorriam até quinta-feira no máximo, visto que o ator considerava sagrado os finais de semana e as sextas-feiras. De acordo com a disponibilidade dos estúdios, os dias mais frequentes eram as terças e quintas, visto que o eterno “Trapalhão”, também rejeitava gravar dois dias consecutivos.

Renato Aragão ao lado do elenco de "Os Trapalhões" (Foto: Reprodução / Globo)

Renato Aragão ao lado do elenco de “Os Trapalhões” (Foto: Reprodução / Globo)

BASTIDORES DAS GRAVAÇÕES

O astro da Globo por mais de 50 anos chegava em cima da hora das gravações, sempre acompanhado da esposa, a fotógrafa Lílian Taranto e raramente com a filha, Lívian Aragão.

LEIA TAMBÉM:

Renato Aragão andava sempre acompanhado de um batalhão de seguranças nos Estúdios Globo, que os acompanhavam durante o tempo todo na emissora e ficavam até na porta de seu camarim.

Muito educado, porém sério nos bastidores, Renato Aragão representa bem os famosos que trabalham com humor, mas não vivem o seu cotidiano estampando sorrisos e fazendo piadas o tempo todo. Assim que almoçava, se maquiava e vestia o figurino das esquetes do dia, o humorista seguia para o estúdio pontualmente por volta de 13h da tarde.

“Ele era muito sério e concentrado no trabalho, ele não gostava de ficar o dia inteiro gravando não. Parecia tedioso. Queria chegar na Globo e já ir embora”, revelou o profissional.

Dificilmente, Renato Aragão regravava as cenas, onde até mesmo ensaios, ás vezes eram dispensados e ele gravava de primeira. Guto Franco, filho do humorista Moacyr Franco, diretor do “A Turma do Didi”, fazia sempre as vontades do astro da Globo, que em determinadas cenas usava ponto eletrônico, recebendo as falas, um dos recursos usados e ‘abafado’ nos bastidores da emissora carioca.

Nos bastidores da Globo, Renato Aragão era chamado de “Doutor Renato”, onde ele não gostava de ser lembrado pelo nome de Didi Mocó, seu personagem de sucesso. Bacharel em Direito, entre funcionários pessoais e os membros da equipe do “A Turma do Didi”, o respeito era sempre exigido, lembrando a formação do humorista.

Renato Aragão ao lado da esposa Lílian Taranto (Foto: Reprodução / Instagram)

Renato Aragão ao lado da esposa Lílian Taranto (Foto: Reprodução / Instagram)

CONVIDADOS ESPECIAIS DE RENATO ARAGÃO

O ator tratava todos os convidados do seu programa de forma carinhosa. Além de homenagens que iam ao ar, o humorista também costumava deixá-los à vontade. O padre Fábio de Mello, Cláudia Leitte, Xuxa Meneghel e atrizes e atores que se destacavam nas novelas da emissora na época, sempre eram lembrados.

O “A Turma do Didi”, ficou no ar de 1998 a 2013 nos domingos da Globo. Cantores e Grupos Musicais também eram presença constante no humorístico, que é bem relacionado no meio artístico e conseguia grandes nomes para participar da atração.

Foi nos bastidores do “A Turma do Didi”, que uma vez Susana Vieira virou meme. Em 2009, Geovana Tominaga fazia uma matéria ao vivo para o extinto “Vídeo Show”, onde aconteceu um momento inusitado. A atriz, ‘roubou’ o microfone da repórter

“Com licença, vou pegar o microfone dela, sabe por que? Não tenho paciência pra uma pessoa que tá começando, e ela tá começando. Eu sou mais agitada”, disparou Susana Vieira. Geovana ainda tentou contornar a situação, pedindo para que a veterana a ensinasse. “Não, não vou te ensinar não porque não sou apresentadora, só que a gente tem que correr”, disse a veterana.

“Todos no estúdio ficaram constrangidos com a situação, onde Geovana era muito querida na emissora, pois vivia cobrindo os bastidores dos programas e novelas. Susana Vieira e Renato Aragão tinham acabado de ensaiar uma esquete, e a atriz foi surpreendida com o ‘Vídeo Show’, pois não tinha sido avisada da gravação e não gostou nada da situação. Susana estava doida para gravar e ir embora logo e com a interrupção da repórter ela ficou estressada”, revelou a fonte que estava presente no dia em que ficou marcado entre os maiores constrangimentos da TV brasileira.

A fonte revelou que a equipe do “Vídeo Show”, avisavam sempre em cima da hora a direção do programa e das novelas sobre as gravações e isso provocavam um caos nos bastidores, pois eles tinham carta branca na emissora para invadir os estúdios.

Susana Vieira virou meme em 2009, ao tomar o microfone de Geovana Tominaga durante uma gravação do "A Turma do Didi" (Foto: Reprodução / Globo)

Susana Vieira virou meme em 2009, ao tomar o microfone de Geovana Tominaga durante uma gravação do “A Turma do Didi” (Foto: Reprodução / Globo)

ELENCO DA ‘TURMA DO DIDI’

Era visível que Renato Aragão tinha no elenco do humorístico alguns atores que serviam como ‘escada’ para que ele pudesse brilhar. Marcelo Augusto, Tadeu Mello, Daniel Del Sarto, Jacaré, Roberto Guilherme, Rodrigo Sant’ Anna e Dedé Santana eram os atores que ficaram mais tempo no elenco fixo do “A Turma do Didi”.

As piadas eram todas concentradas em Renato Aragão, onde até mesmo a ‘Claque’, que eram figurantes contratados para rirem das piadas do humorístico ao vivo, como forma das gravações serem associadas aos teatros (esse recurso é muito utilizado em sitcons dos Estados Unidos), era visível que somente nas falas do ator que os risos eram disparados.

Dedé Santana se sentia incomodado algumas vezes por não receber risos em suas cenas. Mas no fundo ele sabia que a determinação era de que os risos fossem apenas para o eterno Didi Mocó. A limitação do elenco reverberou até na saída aos poucos de Rodrigo Sant’ Anna para o “Zorra Total”.

De forma muito elegante e sempre grato a Renato Aragão, Rodrigo Sant’ Anna foi migrando aos poucos para o humorístico dos sábados da Globo, onde se consagrou com personagens como Valéria Vasques e Admilson, fazendo um estrondoso sucesso.

Bahiaco era o dublê de corpo de Renato Aragão que sempre fazia as cenas onde o humorista precisava pular, saltar ou cair. O ator acompanhou o humorista desde a época de “Os Trapalhões”.

Claudia Leitte em uma de suas participações no "A Turma do Didi" (Foto: Reprodução / Globo)

Claudia Leitte em uma de suas participações no “A Turma do Didi” (Foto: Reprodução / Globo)

CLIMÃO COM REGINA DUARTE

Muito atencioso com todos os convidados, uma única vez Renato Aragão se mostrou incomodado com uma participação especial. Trata-se de Regina Duarte, que em 2010 estava gravando uma participação de dois capítulos na novela das 18h da Globo, “Araguaia”, de Walther Negrão e deu uma ‘escapada’ para os estúdios do “Trapalhão”.

A atriz veterana gravou uma esquete, onde queria dar palpites em alguns trechos já escritos pelos redatores do humorístico, o que deixou Renato Aragão desconfortável. Muito gentil, ele tentou chegar a um consenso com a estrela, mas acabou não concordando com todas as exigências.

A participação de Regina Duarte acabou sendo reduzida e Renato Aragão não ficou muito feliz com o resultado causando um mal-estar nos bastidores.

Regina Duarte tentou mudar o texto da esquete e Renato Aragão não gostou (Foto: Reprodução / Globo)

Regina Duarte tentou mudar o texto da esquete e Renato Aragão não gostou (Foto: Reprodução / Globo)

RENATO ARAGÃO ERA MUITO QUERIDO NOS BASTIDORES

O ex-funcionário da Globo que trabalhou por muitos anos com Renato Aragão, destacou que nos bastidores o ator era muito querido pela equipe, principalmente por ser ‘rápido’ e não enrolar nas gravações, onde várias vezes eles eram dispensados mais cedo para irem para a casa, tamanha rapidez que o humorista tinha durante as esquetes.

Outro motivo comemorado por todos que trabalhavam no “A Turma do Didi”, é que no final do ano, o humorista ‘abria literalmente a carteira’.

“Renato fazia uma confraternização farta, chamando toda a equipe para celebrar. Quitutes, cestas e brindes eram entregues por ele por conta própria, fora os benefícios da Globo e todos ficavam muito contentes”, revelou o profissional.

Renato Aragão também ajudava quem precisasse, bastasse o humorista ver que alguém da sua equipe estava com uma dificuldade financeira, ele não hesitava em dar o seu apoio. Dedé Santana, seu colega de cena, por exemplo, também já revelou em entrevistas que recebeu inúmeras ajudas financeiras do ator.

O ex-contratado da Globo também não gostava de puxa-saco. “Reconhecia de longe quem gostava de ficar ‘babando’ ele por interesse e logo virava a cara”, contou a fonte.

Sem sombras de dúvida, Renato Aragão deixou um legado na Globo e merecia uma nova oportunidade na emissora carioca ou na concorrência, pois o mestre do humor tem gás suficiente para trabalhar por muitos e muitos anos. A energia do eterno Didi Mocó é contagiante.

 Festas no final de ano eram animadas na equipe da "Turma do Didi" (Foto: Reprodução / Globo)

Festas no final de ano eram animadas na equipe da “Turma do Didi” (Foto: Reprodução / Globo)

 

Autor(a):

Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.