Ministério da Justiça barra a exibição de Te Dou a Vida para menores de 14 anos

19/11/2021 às 11h37

Por: Beatriz Castro
Imagem PreCarregada
Ministério da Justiça implica com a classificação etária da novela mexicana Te Dou a Vida, do SBT (Foto: Reprodução)

Depois de implicar com novelas infantis e com o programa matinal Vem Pra Cá, agora o Ministério da Justiça resolveu fiscalizar as novelas mexicanas exibidas no final de tarde no SBT. O canal queria classificar Te Dou a Vida como imprópria à menores de 10 anos, mas no sistema de classificação, ela não é recomendada para menores de 14 anos e só poderia ir ao ar depois das 21h.

+Bolsonaro não tem poder de decisão sobre a renovação da concessão da Globo em 2022

No dia 12 de novembro, foi publicada no Diário Oficial da União a decisão do Ministério da Justiça. A determinação feita pelo sistema de classificação indicativa à Te Dou a Vida não interferirá na programação do canal, já que o SBT não tem obrigação de seguir a faixa horária escolhida pelo órgão. Até 2016, as emissoras eram obrigadas a seguir as sugestões do governo, porém, o STF considerou censura essa imposição, sendo inclusive ilegal.

+Arthur Picoli e Viih Tube vivem possível affair na Bahia: “Se conhecendo melhor”

O órgão de classificação indicativa não falou quais pontos foram violados por Te Dou a Vida, apenas se limitou a dizer que a novela tem conteúdos relacionados a “drogas, violência e conteúdo sexual”. Pelo mesmo motivo, o matinal Vem Pra Cá também foi considerado impróprio para menores de 10 anos pela classificação.

LEIA TAMBÉM:

Ministério Público implica com a classificação etária da novela mexicana Te Dou a Vida, do SBT (Foto: Reprodução)

Ministério da Justiça implica com a classificação etária da novela mexicana Te Dou a Vida, do SBT (Foto: Reprodução)

Violência pode ser considerado como “agressão verbal, ato violento, bullying, descrição de violência, exposição de pessoa em situação constrangedora ou degradante, lesão corporal, obscenidade, presença de sangue, supervalorização da beleza física, supervalorização do consumo, violência psicológica” e já drogas se enquadra em “consumo de droga lícita, consumo irregular de medicamento, discussão sobre legalização de droga ilícita, indução ao uso de droga lícita, menção a droga lícita”.

Autor(a):

Tenho 33 anos e sou formada em Produção Multimídia. Sempre fui uma apaixonada por leitura, escrita e televisão. Adoro trazer informações sobre o mundo das celebridades.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.