Muito se fala sobre os benefícios e as maledicencias de um aparelho de micro-ondas.
Considerado um dos eletrodoméstico mais úteis na cozinha para as donas de casa e moradores, ele foi inventado em 1947, no Estados Unidos, e se populariozu no Brasil na década de 1990.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+Musa das novelas da Globo foi apagada do canal e já foi despejada e passou fome
Mas os micro-ondas fazem mal aos seus usuários e podem causar câncer como dizem por aí? Ou o aparelho pode detonar os nutrientes do alimento como alguns afirmam? Neste artigo vamos desmitificar o uso do eletrodoméstico.
+Você nem notou! McDonald’s tirou grande nome do cardápio e não vende o mais gostoso de todos os alimentos
Muito se fala sobre a segurança de um micro-ondas. Como sabemos, não devemos esquentar nenhum alimento dentro dele com vasilhas de alumínio ou de ferro, somente de louça ou recepientes plásticos próprios para cozinha.
LEIA TAMBÉM!
Pessoa colocando seu almento para cozinhar ou esquentar no micro-ondas (Foto: Reprodução/ Internet)
+A dança das cadeiras promovida por Luiz Bacci ao decidir deixar canal e fechar com rival
De acordo com pesquisas de Álvaro César Camargo, professor de Engenharia de Alimentos da PUC-PR, e também da nutricionista Edeli Abreu, em uma entrevista ao portal UOL, os alimentos perdem seus nutrientes quando preparados no micro-ondas.
Mas o micro-ondas não são os únicos vilões dos nutrientes, o mesmo acontece quando alguns deles são preparados de maneira tradicional no fogão ou forno convencional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+O parceiro global que Jô Soares resolveu romper após demissão da Globo: “Muito ciumento”
O fato pesquisado é que muitos nutrientes de alimentos diversos são sensíveis ao calor e sofrem alterações nutricionais quando estão expostos a altas temperaturas, sejam eles cozidos, assados ou fritos.
Mas a boa notícia dos pesquisadores ao portal UOL, é que o micro-ondas não causa câncer como se fala por aí. Tudo isso não passa de um mito criado pela população.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Radiação do micro-ondas, segundo especialistas, não causa câncer ao usuário (Foto: Reprodução/ Internet)
No micro-ondas há uma barreira segura contra a emissão de ondas eletromagnéticas potencialmente cancerígenas para o ambiente ou aos usuários.
Testado e aprovado, o eletrodoméstico é seguro, tal qual um aparelho de celular, que também tem esse mito falado no boca a boca.
É seguro ferver água no micro-ondas?
Ferver um copo d’água no micro-ondas não é seguro, de acordo com estudos realizados. Acotece que a radiação aquece apenas internamente e, dependendo do tempo de aquecimento, pode acontecer um acúmulo de calor no centro das moléculas, o que pode ocasionar uma explosão se for sacudida. Portanto, todo cuidado é pouco!
Vasilha de água em ebulição no eletrodoméstico (Foto: Reprodução/ Internet)