MEIs de todo o Brasil se frustram com mudança na emissão da nota fiscal
31/03/2023 às 21h49
Mudança passa a valer a partir de segunda (03)
Se você é MEI (Microempreendedor Individual) precisa se atentar a uma grande mudança programada para o começo do próximo mês. A partir da próxima segunda (03), a emissão para Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFSe) será feita em um outro portal.
A decisão foi do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN), os documentos só poderão ser emitidos pelo novo sistema nacional. Dessa forma, os portais municipais utilizados anteriormente serão descontinuados ou vão servir apenas para consultas, cancelamento e emissão de notas antigas.
+ Preocupante: Se você usa o aplicativo da Uber, fique sabendo que muita coisa pode mudar no Brasil
O objetivo é criar um padrão para empreendedores de todo o país, unificando o serviço em um só lugar. O novo sistema permite que o MEI emita a NFSe em todo o território brasileiro, de forma simples e sem custo. Até então, o país tinha 5.570 legislações e Notas Fiscais de Serviço diferente.
O documento continua sendo obrigatório apenas para pessoas jurídicas e opcional para pessoas físicas. E para poder oferecer suporte aos municípios e aos empreendedores, a Receita Federal lançou a Plataforma de Administração Tributária Digital em parceria com dezenas de entidades de setores econômicos.
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
+ Tecnologia: Carro pode se tornar principal aliado do bafômetro e denunciará motorista alcoolizado
Veja abaixo o passo a passo para emitir a nota fiscal!
Primeiro acesse o emissor de notas nacional ou baixe o aplicativo NFSe Mobile (disponível para Android e iOS). Depois, clique em “Fazer Primeiro Acesso” e preencha os dados solicitados, como e-mail, senha e faça a validação usando o código que será enviado para o seu e-mail. Após isso, o cadastro estará feito.
A mudança é obrigatória para o MEI e não se aplica a outros tipos de empresas.
Autor(a):
Bruno Silva
Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.