Em 1992, a atriz Claudia Raia passou por uma situação turbulenta. Na ocasião, havia muita desinformação e preconceito em torno do HIV e da AIDS, e ela foi alvo de uma fake news sobre estar contaminada, divulgada por um médico na mídia.
Segundo o site História da TV, o assunto, que esta morto atualmente, causou uma dor de cabeça imensa para Claudia Raia, que precisou marcar uma coletiva de imprensa para provar que não era portadora do vírus HIV. “Uma mancha na minha vida”, ponderou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Claudia Raia ainda precisou registrar uma queixa-crime contra o médico infectologista e professor Ricardo Veronesi, que foi quem divulgou que a famosa supostamente estava doente. Tudo isso porque, na época, a beldade havia emagrecido muito para um espetáculo de dança.
Devido a época, Claudia Raia chegou a fazer comentários preconceituosos sobre pessoas portadoras da AIDS: “É uma coisa muito chata e incômoda essa acusação. Sou uma pessoa pública, que vive da imagem, sempre associada à saúde. Não tenho uma vida sexual promíscua e já sabia que o resultado seria negativo”, declarou a atriz.
LEIA TAMBÉM!
+Sérgio Marone eleva a temperatura, surge bem suado e deixa todos babando: “Sei que o público gosta”
Claudia Raia ainda afirmou que todas as pessoas que emagreciam eram comparados a aidéticos e ainda defendeu o então presidente Fernando Collor de Mello, que ela apoiou a candidatura, dizendo que os comentários também rondavam a vida do político.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após provar que não tinha AIDS, o assunto simplesmente foi esquecido pela mídia. Nos anos seguintes, muitos famosos do mundo todo acabaram morrendo em decorrência da doença. Atualmente, existem ótimos tratamentos para o vírus HIV e os estigmas e preconceitos relacionados aos pacientes estão menos agressivos.
Claudia Raia negou que tinha AIDS em 1992 (Foto: Reprodução/O Globo)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE