MDS e Governo Federal estudam situações atuais de municípios visando 1 antecipação de benefício

08/07/2024 às 7h45

Por: Gustavo Melo
Governo e MDS estudando antecipação de benefício em Julho (Fotos: Reprodução/Internet/ Freepik/ Montagem)
Governo e MDS estudando antecipação de benefício em Julho (Fotos: Reprodução/Internet/ Freepik/ Montagem)

Um conhecido benefício social distribuído a quem mais precisa financeiramente, deverá ser antecipado neste mês de Julho de acordo com manobra sendo estudada e vazada, vinda diretamente do Governo Federal junto ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

O MDS e o Governo Federal trabalham com diversos benefícios dados ao povo em situação de vulnerabilidade econômica, dentre os programas mais tradicionais, o Bolsa Família é um destaque. Por conta das condições climáticas adversas que estão afetando muitas regiões do país, essa antecipação financeira podeacontecer.

Governo Federal anuncia calendário do Bolsa Família 2024 (Foto: Roberta Aline / MDS)

Governo Federal anuncia calendário do Bolsa Família 2024 (Foto: Roberta Aline / MDS)

O Governo Federal vem estudando a chance de antecipar os pagamentos do programa Bolsa Família neste mêsde Julho. Essa referida medida, ainda passível de uma confirmação garantida aos beneficiários em situação de pobreza e cadastrados no benefício social, atingiria positivamente cerca de 125 municípios.

As cidades brasileiras que foram afetadas pelas fortes chuvas, enchentes e demais desastres da natureza, como a seca, e que tiveram a situação decretada de calamidade pública ou um estado de emergência, podem ter essa possível antecipação do Bolsa Família, visando ajudá-los bem antes do previsto no calendário divulgado previamente pelo MDS.

Muito além dos municípios do Rio Grande do Sul, que já têm a antecipação dos pagamentos do Bolsa Família mais do que garantidos, outros estados brasileiros como Minas Gerais, Bahia e Alagoas, bem como alguns outros do Nordeste e Centro-Oestes do país, estão com essa possiblidade de terem os valores do programa social antecipados.

LEIA TAMBÉM:

A saber, a referida antecipação de pagamentos do Bolsa Família é uma manobra para auxiliar quem mais precisa, como se fosse um Auxílio Emergencial. Isto garante maior comodidade e condições financeiras a quem mais precisa diante de adversas situações que atingiram, recentemente, alguns estados além do Rio Grande do Sul.

166 municípios brasileiros recebem antecipação de pagamentos do Bolsa Família (Fotos: Reprodução/ Internet/ Montagem)

166 municípios brasileiros recebem antecipação de pagamentos do Bolsa Família (Fotos: Reprodução/ Internet/ Montagem)

A medida que vem sendo estudada seria a seguinte: Todos os pagamentos do Bolsa Família, programados para determinadas datas, seguindo a ordem escalonada do dígito final do Número de Identificação Social (NIS), teriam todos os pagamentos antecipados para um único dia, independente da regra.

Mas para que isso aconteça, o estado tem que ter decretado o estado de emergência e o Governo Federal tem que liberar essa medida o quanto antes. No Rio Grande do Sul, todos mais de 400 municípios afetados recebem os pagamentos em um único dia (no primeiro do calendário de repasses do MDS).

Os demais estados e cidades que não foram afetadas por um desastre natural, seguem o calendário normal, seguindo o final NIS de 1 a 9, e terminando em 0, nos últimos 10 dias úteis de cada mês, conforme o MDS faz tradicionalmente. Fique atento à sua região e às movimentações nos próximos dias diante desse possível acontecimento de antecipação.

Lula assinando novas regras e medidas do novo Bolsa Família, em 2023 (Foto: Reprodução/ Divulgação/ Gov.Br)

Lula assinando novas regras e medidas do novo Bolsa Família, em 2023 (Foto: Reprodução/ Divulgação/ Gov.Br)

Quais municípios podem receber o Bolsa Família antecipado?

Diante das recentes questões climáticas adversas, algumas cidades podem ter os pagamentos do benefício social antecipado, sendo algumas delas como o município Olho D’Água do Casado, em Alagoas, Cajazeiras, na Paraíba, Águas Vermelhas e Almenara, em Minas Gerais, por exemplo. Estas e demais cidades aguardam decisão do MDS e Governo Federal para Julho de 2024.

Thumbnail Video Youtube

Autor(a):

Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.