O McDonald’s é uma das mais famosas redes de fast food do mundo inteiro. Há algum tempo, o restaurante lançou um novo lanche em seu cardápio que chegou repleto de expectativas dos consumidores, mas a verdade veio à toda após denúncias e a rede teve que dar um fim o quanto antes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com notícia veiculada pelo portal Correio Braziliense, em 2022, o McDonald’s recebeu uma notificação do Procon-SP para esclarecer qual era a composição do novo lanche, o ‘McPicanha’, após denúncias que viralizaram nas redes sociais, alegando que o sanduíche não continha carne de picanha como previamente anunciado.
Os lanches do McPicanha saíram de linha após denúncias de propaganda enganosa (Foto: Reprodução/ Divulgação/ McDonald’s)
LEIA TAMBÉM!
O McDonald’s acabou tendo que retirar o lanche McPicanha de todos os cardápios do Brasil naquele ano, ainda mais após uma repercussão que o Instagram do ‘Como com os Olhos’ fez a denúncia pública e que acabou indo parar no Procon através de reclamações de consumidores que se sentiram enganados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A denúncia do perfil do Instagram era baseada em um material de treinamento que foi obtido junto a funcionários da rede de fast food, onde se orientava sobre a montagem da linha McPicanha, destacando que fosse feito com a mesma carne do McTasty.
Conta do Instagram denuncia propaganda enganosa e composição real do McPicanha; caso vai parar no Procon (Foto: Reprodução/ Instagram/ Coma com os Olhos)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A denúncia chegou ao Procon-SP de tal maneira que foi solicitado que a rede entregasse documentos onde se eram revelados qual a real composição dos lanches, bem como as propagandas, para ser feita a análise de uma possível lesão ao consumidor.
+Fim da linha: 4 celulares da Samsung estão com os dias contados em 2024 e você já pode se despedir
O McDonald’s, sabendo a repercussão negativa, se lamentou pelo erro e emitiu nota oficial sobre o assunto, onde dizia em trechos “que a comunicação criada sobre os novos produtos possa ter gerado dúvidas” e ainda informou mais: “[…] haverá novas peças destacando a composição dos sanduíches de maneira mais clara”, destacou a rede.
Já de acordo com o Procon-DF (do Distrito Federal), tal atitude da rede McDonald’s foi caracterizada como uma ‘publicidade enganosa’ já que induz o consumidor ao erro, pois ele acredita que o lanche continha o corte de carne da picanha.
Desculpas públicas do McDonald’s, em 2022, sobre repercussão negativa do lanche (Foto: Reprodução/ Instagram)
Através de uma publicação oficial do McDonald’s nas redes sociais, foi dito o seguinte: “Foi mal, galera! A gente vacilou no nome do nosso novo sanduíche. Por isso, a gente resolveu tirar ele do cardápio.”, dizia trecho da nota.
+Idosos aposentados pelo INSS deverão se submeter a ESSE processo para seguirem recebendo (02/05)
Acrescentando: “Mas logo mais o sanduíche com a maior carne do Méqui e o delicioso molho sabor picanha tá de volta. Com outro nome e com o mesmo sabor que a galera amou.”, destacou a rede de lanchonetes mundial.
Qual a real composição do McPicanha?
O McPicanha era feito com a mesma carne bovina do McTasty, mas com molho com aroma e sabor de Picanha, não o corte da carne aclamada. Mesmo assim, muita gente gostou e a rede de restaurantes prometeu voltar com o lanche com um novo nome futuramente.