MasterChef Brasil perde 67% de público e termina com pior ibope da história
15/12/2021 às 11h46
O MasterChef, que já foi um fenômeno comercial na Band, não conseguiu transformar seu sucesso nas redes sociais em audiência na televisão. A oitava temporada da competição gastronômica foi responsável pela pior audiência da história da franquia britânica no país.
De acordo com informações divulgadas pelo TV Pop, o MasterChef apresentado por Ana Paula Padrão acumulou média de 2,32 pontos na Grande São Paulo em seus 24 episódios. Isso significa uma perca de 67% do público em relação ao ano de 2015, em que a atração teve os seus melhores índices de audiência.
A baixa audiência do MasterChef se deve ao desgaste do formato. Desde setembro de 2014, 13 edições do programa foram produzidas pela Band: a versão que mais foi ao ar foi a tradicional, que consiste na disputa entre cozinheiros amadores, com oito edições em apenas sete anos.
Em seguida, a emissora produziu três temporadas do MasterChef com cozinheiros profissionais (e chegou a reapresentar uma delas no ano passado). Por fim, houve uma edição com crianças e uma revanche promovida entre antigos participantes do programa.
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Ainda de acordo com a publicação, o MasterChef marcou uma sequência de recordes negativos em 2021. A competição culinária teve o episódio menos visto de sua história, com média de apenas 1,7 ponto em seu penúltimo episódio, transmitido na noite de 7 de dezembro.
O último episódio do MasterChef, que terminou com a vitória de Isabella Scherer, também foi o menos assistido da história do programa. Os dados da audiência, apontam que a final da temporada marcou 2,8 pontos, um décimo abaixo do melhor índice da edição, obtido em 7 de setembro.
A Band vai reformular o formato do MasterChef e transformar o reality culinário em um programa diário, seguindo o mesmo modelo que vem tendo sucesso na Argentina desde o ano passado.
De acordo com Henrique Fogaça, que é um dos jurados do MasterChef desde a sua estreia, as gravações da primeira temporada diária vão começar em abril de 2022 e devem durar cerca de quatro meses. A data de estreia da nova versão da disputa culinária ainda não foi definida pela emissora paulista.
Autor(a):
Fernanda Cataldi
Jornalista e Radialista. Trabalho com comunicação há 15 anos, levando informação e entretenimento com seriedade ao público.