Determinação da Anvisa: Marca amada de macarrão é arrancada das prateleiras após uso de substância tóxica
29/07/2023 às 16h14
Anvisa determinou que marca de macarrão fosse retirada das prateleiras
A Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) determinou que uma marca amada de macarrão fosse arrancada das prateleiras.
Isso causou um grande choque nos consumidores, afinal o macarrão chegou no Brasil com os imigrantes que vinham da Itália no século 19 e logo se popularizou tanto pela praticidade quanto pelo baixo custo.
SAIBA MAIS! Mudança radical para os condutores na hora de tirar a CNH: A verdade sobre notícia de fim das autoescolas
De acordo com informações da Associação Mundial de Macarrão Instantâneo, o Brasil é o 10º país que mais consome o alimento no mundo.
Acontece que uma famosa marca de macarrão precisou ser arrancada das prateleiras por ordem da Anvisa.
LEIA TAMBÉM:
● Lista dos que foram contemplados pelo CPF na nota fiscal traz alegria para os brasileiros hoje (22/09)
● Empréstimo para beneficiários do Bolsa Família começa a ser liberado pela Caixa
● Novo RG e CPF já em vigor: Saiba como emitir a Carteira de Identidade Nacional obrigatória
Segundo informações do portal G1, em 22 de setembro do ano passado, o produto da marca Keishi, da BBBR Indústria e Comércio de Macarrão com fabricação entre 25 de julho e 24 de agosto de 2022, teve que ser recolhido das prateleiras por conta da sua produção ter sido feita com uma substância tóxica.
Conforme relato da Anvisa, a empresa usou o aditivo alimentar propilenoglicol, da marca Tecno Clean Industrial Ltda.
Após uma inspeção foi identificado que a empresa adquiriu e usou a substância contaminada como ingrediente na linha de produção de suas massas.
Vale destacar, que no começo de setembro do ano passado, a Anvisa havia determinado o recolhimento e proibição da comercialização, distribuição, manipulação e uso de dois lotes do propilenoglicol (AD5035C22 e AD4055C21) contaminados por etilenoglicol, uma substância tóxica.
O QUE DIZ A EMPRESA?
A empresa se defendeu e emitiu um comunicado oficial para tranquilizar os seus consumidores na época.
“A Keishi sempre primou pelo controle rigoroso da qualidade de seus produtos”, iniciou. Neste episódio, a Anvisa proibiu a comercialização dos produtos fabricados no período de 25/07/2022 a 24/08/2022, com uso da suposta substância contaminada.
“Este lote corresponde a pouco mais de 1% do total dos produtos fabricados e vendidos pela Keishi no período”, esclareceu a empresa, informando que a ação da Anvisa é preventiva e pontual e não houve nenhuma ordem para paralisar as atividades ou interditar a fábrica da empresa.
“Esclarece, outrossim, que a Keishi está colaborando com a Anvisa e Vigilância Sanitária no rastreamento e recolhimento dos produtos e elucidação dos fatos, visando evitar problemas futuros e preservar a saúdo dos nossos consumidores”, pontuou a famosa marca de macarrão.
“A Keishi continua operando normalmente, oferecendo a seus clientes/consumidores produtos de qualidade com segurança que tem sido a marca registrada dos seus produtos”, concluiu a nota.
Autor(a):
Diego Laureano
Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!