Marca popular de açúcar foi barrada pela Anvisa
A Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária), decretou a retirada de 1 marca popular de açúcar às pressas dos mercados por um motivo chocante.
Para quem não sabe, no dia 22 de outubro de 2014, a Anvisa proibiu a venda de um lote de açúcar cristal da marca Nevada porque em testes encontraram fezes e pelo de rato acima do limite de tolerância estabelecido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SAIBA MAIS! Grande vitória: Devolução de Valores pelo Banco do Brasil vai beneficiar IDOSOS de 60 anos pra cima
A legislação brasileira tolera a presença não só de pelo de ratos, mas também de pedaços de moscas, baratas, aranhas, formigas, areia, pelo humano, teias e até excrementos animais, desde que estejam dentro do limite determinado por lei.
Vale destacar que a medida foi publicada por meio de resolução no Diário Oficial da União, e divulgado pelo G1, portal do Grupo Globo.
LEIA TAMBÉM!
Na época, ficou proibida a distribuição e venda do lote MO5-LOT 0307 do açúcar cristal Nevada, com validade até o dia 7 março de 2016. Vale destacar que o produto é fabricado pela Mercavalle Mercantil Vale do Sol, da cidade de Contagem, em Minas Gerais.
Segundo informações da própria Anvisa, essas matérias estranhas, que no caso são fezes e pelo de ratos, indicam risco à saúde humana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Açúcar da marca Nevada teve problemas no passado (Foto: Reprodução / CRF)
QUAL A SITUAÇÃO ATUAL DA MARCA DE AÇÚCAR?
Não há informações sobre a volta da marca aos mercados. Em pesquisa atual, a fabricante Mercavale Mercantil Vale do Sol segue ‘Permanentemente fechado’, conforme apontado no Google Maps.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
Mercavale Mercantil Vale do Sol segue com status de encerrado permanentemente (Foto: Reprodução / Google Maps)
QUAL O PAPEL DA ANVISA?
A Anvisa desempenha um papel fundamental no Brasil quando se trata de garantir a segurança e qualidade dos produtos e serviços relacionados à saúde.
Ela é responsável por estabelecer normas e regulamentos que assegurem que os alimentos, medicamentos, produtos médicos, cosméticos e vários outros produtos e serviços estejam em conformidade com padrões de qualidade e segurança.