Maguila dá detalhes sobre luta contra doença sem cura: ‘Nem sei falar o nome’
10/02/2022 às 19h42
Maguila deu mais detalhes a respeito do tratamento de sua doença incurável. O ex-lutador vem batalhando pela vida há cinco anos, desde que foi morar em uma clínica em Itu (SP), onde recebe tratamento paliativo contra sua doença em busca de uma melhor qualidade de vida.
Hoje com 63 anos, Maguila contou como vem lidando com a Encefalopatia Traumática Crônica (ETC), doença também conhecida como demência pugilística, condição neurodegenerativa evolutiva e incurável, adquirida pelos golpes em sua cabeça sofridos ao longo de sua carreira como lutador.
“Quero mandar um abraço para todo o povo brasileiro que me viu lutar. Estou bem e fiquem tranquilos. Só não posso mais lutar, mas estou bem. Essa doença que nem sei falar o nome, mas é difícil. É para o povo ficar tranquilo que estou bem”, tranquilizou ele em entrevista ao GE.
“O Maguila está bem, ele tem uma doença degenerativa e progressiva, mas temos uma equipe que cuida dele 24 horas. É uma equipe que vem trabalhando para que ele tenha uma qualidade de vida melhor. A cada dia a gente vê o carinho que as pessoas têm pelo Maguila”, declarou Irani Pinheiro, esposa do ex-lutador.
LEIA TAMBÉM:
● Descubra qual a verdadeira fortuna Marcus Buaiz, ex-marido de Wanessa Camargo
● Rachel Sheherazade leva rasteira da lei e perde metade dos bens durante divórcio
● Tite tem primeiro reforço exposto em lateral da Série A e nome deixa torcedores do Flamengo em choque
Diagnosticado também com o Mal de Alzheimer, a Encefalopatia estava atribuída a esta doença, porém, desde 2015, o atleta faz tratamento a base de Canabidiol.
Alexandre Pato manda recado surreal após desfecho com Rebeca Abravanel: “Aceitar”
“Me sinto recompensado por poder estar ajudando. Existem espécies da Cannabis sativa que são mais ricas em THC e CBD. O uso medicinal de produtos derivados ou extraídos da Cannabis acontece graças à tecnologia para extrair qualquer ativo da planta, que hoje são mais de 68 componentes. O produto que Maguila usa vem dos Estados Unidos. Temos a capacidade de usar vários produtos com misturas diferentes para que o médico tenha a melhor composição para o tratamento ideal. O Maguila Também usa outros medicamentos”, explica Renato Anghinah, médico do ex-lutador.
Maguila lutou profissionalmente durante 17 anos, entre 1983 e 2000, com 85 lutas oficiais, sendo 77 vitórias, sete derrotas e um empate técnico.
Autor(a):
Flavia Fasanella
Tenho 23 anos e estou cursando o último semestre de Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Minha maior paixão, desde sempre, foi a escrita, e usar o Jornalismo para tocar a vida das pessoas.