Magazine Luiza briga com a Shein enquanto demite CEOs da Kabum e provoca escândalo: “Retaliação”
24/04/2023 às 23h45
Magazine Luiza disputa espaço com a Shein enquanto demite CEOs da Kabum
A notícia da nacionalização da produção da Shein no Brasil tem gerado muita discussão entre as varejistas brasileiras. O Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), que reúne mais de 60 empresas como Magazine Luiza, divulgou uma nota cobrando do governo federal regras “mais justas” para a competição entre empresas nacionais e estrangeiras no território brasileiro.
+ McDonald’s está com dezenas de vagas de emprego e diversos benefícios; veja como concorrer
O presidente do Instituto, Jorge Gonçalves Filho, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se reuniram na última quinta-feira (20) para discutir o assunto, após o anúncio da Shein de que pretende nacionalizar sua produção e o recuo do governo na taxação de importações. Assim sendo, empresas como o Magalu, tem brigado para manter o espaço no mercado nacional.
+ Fim da novela! James Rodríguez dá veredito e decide se aceita proposta do Botafogo, crava site
No entanto, essa não é a única polêmica envolvendo o Magazine Luiza nos últimos dias. De acordo com o site Valor Econômico, empresa demitiu por justa causa os fundadores do Kabum, os irmãos Thiago e Leandro Ramos, sob a alegação de que estavam trabalhando em uma nova empresa concorrente da companhia enquanto ainda atuavam na Kabum.
LEIA TAMBÉM:
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
● Customize sua Moto no estilo de ‘Need for Speed’ com este Aplicativo Grátis
Executivos rebatem a empresa
Mas os irmãos rebatem as alegações do Magalu e entraram com uma ação trabalhista. Em entrevista exclusiva ao Faria Lima Journal (FLJ) nesta sexta-feira (21), Leandro Ramos, ex-CEO e fundador da Kabum, disse que a demissão foi uma retaliação após ele e seu irmão moverem um processo contra o Itaú BBA pela suspensão da venda da companhia para a varejista de Luiza Trajano.
Segundo Ramos, o Magazine Luiza fez uma caça às bruxas na empresa após a abertura do processo, demitindo imediatamente 12 funcionários, incluindo seis diretores com anos de empresa e as secretárias dos irmãos.
+ Serasa emite comunicado GERAL nesta segunda-feira (24) e brasileiros precisam estar cientes
“A primeira coisa que eles fizeram foi entrar na nossa sala cofre, que faz o monitoramento de todos os centros de distribuição e de todas as salas da Kabum, e exigiram que todo sistema de monitoramento de câmeras da Kabum fosse desligado”, disse Ramos.
O fundador da Kabum afirmou ainda que o Magalu não permitiu a ele e seu irmão pegarem seus pertences pessoais. “Dentro dos computadores que ficaram lá, tem informações pessoais minhas, como declarações de imposto de renda e extratos bancários”, explicou.
Além disso, Ramos disse que os representantes do Magazine Luiza tomaram outras atitudes drásticas, como colocar o celular na cara das secretárias com uma abordagem como se elas fossem criminosas.
Procurado pela reportagem, o Magazine Luiza não quis comentar o assunto, mas os irmãos Ramos prometem continuar lutando pelos seus direitos na justiça.
Autor(a):
Hudson William
Redator do Aaron Tura TV. Especialista em redação sobre benefícios sociais, finanças e direitos do trabalhador. Escrevo sobre notícias há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.