Lula toma decisão sobre o salário mínimo e imposto de renda

Você precisa saber: Lula toma decisão relacionada ao salário mínimo e imposto de renda

29/08/2023 às 16h43

Por: Bruno Silva
Imagem PreCarregada
O presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Reprodução/ Ricardo Stuckert)

Lula assinou uma nova lei que irá beneficiar os brasileiros

E uma importante decisão envolvendo o salário mínimo e o imposto de renda, acabou sendo tomada recentemente. O presidente Lula assinou uma lei nesta última segunda (28), que mudou tudo.

Lula sancionou a lei que aumenta o mínimo para 1.320, valor atual, e implementou a nova política de valorização do salário mínimo. Ele ainda sancionou a alteração na correção da tabela do Imposto de Renda.

Com a mudança, pessoas físicas com renda de até dois salários mínimos (2.640 reais) ficam isentas. A isenção estava congelada em 1.903,98 reais desde o ano de 2015.

+ Complicado! Milhares de empresas ficaram à beira do colapso em 2023 e decretaram falência

O último reajuste no salário mínimo foi realizado no mês de maio, quando Lula editou a medida que aumentou o valor, antes o salário mínimo era de 1.302 reais. A MP entrou em vigor automaticamente, com validade de 120 dias. E para o valor atual seguir até o fim do ano, dependia da aprovação no Senado e, posteriormente, de Lula.

LEIA TAMBÉM:

Ainda foi assinado o reajuste da faixa de isenção do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). A isenção pode atingir o valor bruto de 2.640,00 reais mensais, isso se o desconto simplificado mensal foi maior que as deduções mensais permitida.

Já a política de valorização do salário mínimo vai ter validade a partir de 1º de janeiro de 2024. O valor vai ser atualizado considerando os índices da inflação do ano anterior e do PIB (Produto Interno Bruto) dos últimos dois anos.

O objetivo dele é trazer aumento real do valor, acima da inflação. Isso foi uma das promessas de campanha de Lula, em contraponto ao governo de Bolsonaro, que ficou quatro anos sem a valorização do salário mínimo.

A sanção acaba reinstaurando a política de valorização anual do salário mínimo, vigente até o ano de 2015. O cálculo acabou ficando assim:

+ Alerta da Anvisa! Marca de arroz foi banida das prateleiras; saiba a atual situação da empresa

O valor é corrigido pela inflação do ano anterior, com base no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), somado à variação positiva do PIB (Produto Interno Bruto) de dois anos atrás.

O salário foi reajustado para 1.320 reais, aumento de 8,9% em relação aos 1.212 de 2022, desde janeiro por meio de medida provisória. No fim de sua gestão, Bolsonaro tinha proposto aumento para apenas 1.294 reais.

O reajuste acabou trazendo um ganho real de 2,7%, isso se levar em consideração a inflação de 2022. Caso a política de implementação do mínimo estivesse vigente, a base estimada pelo governo federal estaria em 1.342 reais.

O atual presidente da república, Lula (PT) - Foto: Reprodução/ Wilton Junior/ Estadão Conteúdo)

O atual presidente da república, Lula (PT) – Foto: Reprodução/ Wilton Junior/ Estadão Conteúdo)

Autor(a):

Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.