Governo Lula tomou decisão final sobre benefícios do INSS
Uma reclamação recorrente dos brasileiros sobre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) era o tempo de espera que os interessados em se aposentar ficavam nas filas para análise de algum benefício e Lula resolveu tomar uma decisão final.
O atual presidente do Brasil, através do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), tem como intuito reduzir o tempo de espera para a concessão de benefícios, como aposentadoria e pensões, para apenas 30 dias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SAIBA MAIS! O anúncio urgente do Bolsa Família para quem teve o benefício bloqueado e pagamento extra
De acordo com o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, a meta será alcançada até o final de 2024. Tanto ele quanto o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, acreditavam que seria possível alcançar esse prazo de 45 dias, mas que ficaram próximos dessa meta.
Nesse sentido, esse ano, o Governo Federal decidiu reverter essa situação com o objetivo de promover a segurança financeira dos que sempre contribuíram para a Previdência Social.
LEIA TAMBÉM!
A redução do tempo de espera é uma preocupação do INSS, uma vez que a fila de pedidos de benefícios ainda é extensa. Atualmente, existem cerca de 1,5 milhão de pedidos em análise.
Carlos Luppi, Ministro da Previdência (Foto: Reprodução / Gov)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CALENDÁRIO DE PAGAMENTOS DE FEVEREIRO JÁ ESTÃO LIBERADOS?
Neste sentido, o presidente do INSS afirmou que a fila tem diminuído, visto que o órgão tem recebido mais de 2 milhões de pedidos e entregado 1,5 milhão.
De acordo com informações do portal UOL Economia, mais de 37 milhões de brasileiros recebem mensalmente as suas pensões e/ou aposentadorias pelo INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que o calendário de fevereiro já está liberado. Para aqueles que recebem até um salário mínimo, o cronograma de pagamento é diferente daqueles cujos benefícios superam esse valor. Importante destacar que os beneficiários podem acessar o extrato de pagamento e outros detalhes através da plataforma Meu INSS.
Para quem recebe até um salário mínimo:
- Final 1: 23 de fevereiro;
- Final 2: 26 de fevereiro;
- Final 3: 27 de fevereiro;
- Final 4: 28 de fevereiro;
- Final 5: 29 de fevereiro;
- Final 6: 1 de março;
- Final 7: 4 de março;
- Final 8: 5 de março;
- Final 9: 6 de março;
- Final 0: 7 de março;
Acima de 1 salário mínimo:
- Finais 1 e 6: 1 de março;
- Finais 2 e 7: 4 de março;
- Finais 3 e 8: 5 de março;
- Finais 4 e 9: 6 de março;
- Finais 5 e 0: 7 de março;