O presidente Lula tomou uma decisão importante e a gestão de seu governo acata a medida que surpreende aos beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), principalmente aqueles com esses finais numéricos do NIS (Número de Identificação Social).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Lula bateu o martelo de que não haverá antecipação do 13º salário aos beneficiários do INSS. Acontece que com o aumento do salário mínimo (R$ 1.412), isto tem um certo reflexo na Previdência Social como um todo.
Lula anuncia antecipação do 13º salário do INSS (Foto: Reprodução / Canva)
LEIA TAMBÉM!
Segundo a legislação vigente, as tradicionais duas parcelas do 13º salário serão pagas de outra maneira, entre os meses de agosto e novembro de 2024, diferente de 2023.
O Governo Federal, por suas vez, garante que apenas dois dias antes do início do período de vigência do calendário do 13º salário, os segurados do INSS poderão então fazer a consulta das datas respectivas aos finais NIS e dos valores dos pagamentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+R$14 bilhões liberados: Caixa chega com MAIOR vitória do ano nesta terça (20) e garante PIX direto à poupança
A saber, a primeira parcela corresponde a 50% do valor do benefício. Então ficará da seguinte forma, a partir de 26 de agosto de 2024 até 06 de setembro, quem recebe até um salário mínimo, poderá fazer os saques dos pagamentos.
Lula toma decisão final sobre antecipação do 13º salário do INSS (Foto: Ton Molina/NurPhoto/Getty Images)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Iniciando com o final numérico do NIS 1 e terminando em 0, a sequência diária terá a liberação dos valores. A quem recebe mais de um salário mínimo, seguindo a mesma sequência numérica, terão outras datas, iniciando em 1º de setembro e terminando no dia 06.
Os aposentados e pensionista do INSS poderão fazer o saque do abono salarial, em sua segunda parcela, que serão pagas a partir de novembro e primeiros dias de dezembro, seguindo a ordem numérica pré-estipulada pelo governo Lula.
Presidente Lula é o criador do Bolsa Família (Foto: Reprodução / Pronatec)
Quem pode receber o 13º salário do INSS?
Só tem direito ao saque do 13º salário aqueles que são contribuíntes do INSS, sejam eles aposentados, pensionistas e demais segurados que recebam algum tipo de benefício previdenciário.