Lula faz comunicado e diz se o Horário de Verão irá ou não retornar
14/11/2023 às 23h36

Governo Lula fez comunicado em relação ao Horário de Verão
O Horário de Verão acabou se tornando um assunto recorrente nas discussões em relação a políticas no país, mas o mesmo permanece fora dos planos do governo Lula para este ano.
De acordo com informações obtidas nos bastidores, as análises técnicas constantes realizadas pelo MME (Ministério de Minas e Energia) indicam que não existe, até então, uma necessidade de adotar o horário de verão.
+ Faça esses 7 truques e passe a gastar menos combustível em sua moto
Isso se deve à garantia sólida de fornecimento de eletricidade. Apesar da avaliação técnica apontar nessa direção, é importante ressaltar que a decisão de reintroduzir o horário de verão é algo de responsabilidade do presidente. Porém, no ano de 2022, logo depois de vencer as eleições, Lula sugeriu a possibilidade de retomar o modelo.
O MME confirmou que, em relação às condições energéticas do Sistema Interligado Nacional (SIN) para o ano de 2023, existem “recursos energéticos mais do que suficientes para a garantia do atendimento”. Dessa forma, o objetivo original do horário de verão era reduzir o consumo de energia, principalmente no período noturno, para aproveitar melhor a luz do dia.
LEIA TAMBÉM:
● Passagens Aéreas Mais Baratas: Saiba Onde Encontrar
● Recuperar Fotos, Vídeo e Áudios Apagados sem querer do Celular
● Chocolate Grátis: Acesse Site de Amostras Oficial de Gigantesca Marca e Peça o Seu
Porém, isso só se justifica pelo aumento natural do consumo no final do ano, quando os reservatórios ainda estão se recuperando da estação menos chuvosa. Mas, atualmente mesmo durante a estiagem, os reservatórios dos principais subsistemas do país estão operando com mais de 70% da capacidade, conforme dados do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).
Apenas alguns reservatórios chegam a atingir quase 90% de sua capacidade, o que é considerado um percentual confortável para este período do ano. Além disso, o avanço da geração de energia eólica e solar nos últimos anos tem sido fundamental para garantir o fornecimento de energia e com custos mais baixos.
As fontes já representam quase um quarto da matriz elétrica nacional, segundo informações também fornecidas pelo ONS. Mas, as energias renováveis acabam impulsionando a demanda por energia elétrica durante a noite.
Devido a esse motivo, especialistas do MME podem levar isso em consideração e acabar tendo peso na decisão final. Dessa forma, a implementação do horário deverão seria não apenas para 2023, mas para os próximos anos.
+ INSS libera saque de R$1.840 para beneficiários: confira instruções urgentes para receber já
Com o crescimento significativo da geração distribuída a partir de fontes solares, observa-se um aumento no consumo de energia no período da noite. Ou seja, a geração de energia ocorre durante o dia, na presença de luz solar. Porém, o ministério sugere que a demanda noturna poderia ser mitigada com a implementação do horário de verão.
Dessa forma, diante da análise técnica, ficou constatado que existe segurança no fornecimento de energia elétrica. Assim sendo, a decisão sobre o horário de verão para 2023 vai depender não apenas dessa oferta de energia, mas do equilíbrio entre diferentes fontes de geração de energia e do consumo em horários noturnos.

Lâmpada contra o Sol no Horário de Verão (Foto: Reprodução/ Internet)
Autor(a):
Bruno Silva
Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.