O Bolsa Família atende mais de 21 milhões de famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade econômica e oferece uma ajuda financeira mensal aos inscritos, desde que sigam regras básicas, como inscrição atualizada no CadÚnico e renda per capita (por pessoa da casa) que não ultrapasse a R$ 218 reais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O programa oferece R$ 600 reais mensais por família mais adicionais extras, como Benefício de Renda de Cidadania (BRC); Benefício Complementar (BCO); Benefício Primeira Infância (BPI); Benefício Variável Familiar (BVF); Benefício Variável Familiar Nutriz (BVN); Benefício Extraordinário de Transição (BET).
Conheça todos adicionais do Bolsa Família que podem fazer alegria dos brasileiros (Imagem Reprodução Divulgação)
LEIA TAMBÉM!
Mas nesta semana, o presidente Lula pediu que um novo pente-fino seja realizado no Bolsa Família, tentando minimizar os rombos devido a fraudes e irregularidades dos benefícios. Portanto, todos os NIS (Número de Inscrição Social) serão averiguados novamente, tal como aconteceu em 2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Lula pediu ao ministro responsável pelo Bolsa Família que seja feito esse novo pente-fino no Cadastro Único (CadÚnico), e apresentou publicamente uma série de demandas para que o programa de repasse de renda seja aprimorado e cada vez com menos falhas apresentadas.
+“Morto a marteladas”: Datena paralisa Brasil Urgente às pressas e confirma perda trágica na Band
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Presidente Lula exige novo pente-fino no Bolsa Família a Ministro responsável (Foto: Reprodução/ Wilton Junior/ Estadao Conteudo)
O objetivo do presidente é que o programa Bolsa Família seja direcionado, exclusivamente, a quem realmente necessita do benefício social para sobreviver, pensando nas necessidades básicas e combatendo a pobreza no país. Além do mais, Lula quer que o programa dê oportunidade de qualificação ao brasileiro diante do mercado de trabalho.
“Wellington, uma coisa que a gente tem que ver de vez em quando é a aferição do nosso Cad (CadÚnico) para saber se está todo mundo que precisa estar lá dentro ou se tem gente que não precisa e está lá dentro.”, iniciou presidente Lula.
“Vocês sabem que, de vez em quando, aparece algum malandro para ocupar o lugar de quem precisa. Então, é preciso que a gente faça seriedade na fiscalização para que a política pública seja corretamente aplicada. A gente pode errar em qualquer coisa, mas no combate à fome a gente não pode errar.”, ponderou o presidente da república.
Wellington Dias, ministro responsável pelo Bolsa Família, em encontro com Lula em 2023 (Foto: Reprodução/ Valter Campanato/ Ag. Brasil)
Quando acontecerão os depósitos do Bolsa Família em Março?
O Governo Federal já divulgou o calendário de depósitos do Bolsa Família em Março de 2024, e fica da seguinte maneira:
NIS final 1: 15 de março; NIS final 2: 18 de março; NIS final 3: 19 de março; NIS final 4: 20 de março; NIS final 5: 21 de março; NIS final 6: 22 de março; NIS final 7: 25 de março; NIS final 8: 26 de março; NIS final 9: 27 de março; NIS final 0: 28 de março.