GRANDE VITÓRIA
Oficial: Lula bate o martelo e crava novo benefício aos idosos com 60, 61, 62, 63, 64 e 65 anos pra cima
12/05/2024 às 7h00
Novo benefício é concedido aos idosos acima de 60 anos
O Governo Lula recentemente anunciou uma expansão de extrema importância em suas políticas de mobilidade urbana, com o objetivo de proporcionar maior acessibilidade no transporte público para os idosos.
Ocorre que os idosos na faixa etária de 60 a 64 anos também poderão aproveitar do benefício de gratuidade nos transportes coletivos, antes restrito apenas para quem tinha a partir de 65 anos ou mais. Essa mudança garante uma melhor qualidade de vida para esse grupo de brasileiros.
SAIBA MAIS! AJUSTES no Bolsa Família de MAIO podem alterar seu pagamento: Faça o cálculo
O Estatuto da Pessoa Idosa, em vigor desde 2003, já garantia a gratuidade no transporte coletivo urbano para os idosos de 65 anos ou mais. Sendo assim, com essa alteração, agora um número maior de pessoas poderão economizar com os gastos nos transportes.
Esse novo benefício concedido pelo Governo Lula facilita as rotinas diárias e enrique o bem-estar social e emocional de quem já contribuiu tanto para o nosso país.
LEIA TAMBÉM:
● Lista dos que foram contemplados pelo CPF na nota fiscal traz alegria para os brasileiros hoje (22/09)
● Empréstimo para beneficiários do Bolsa Família começa a ser liberado pela Caixa
● Novo RG e CPF já em vigor: Saiba como emitir a Carteira de Identidade Nacional obrigatória
Para fazer jus ao benefício da gratuidade no transporte público, os idosos precisam pedir a Carteira do Idoso ou atualizar seu Bilhete Único, dependendo do município em que vivem.
Além dos transportes municipais, a Lei engloba os transportes interestaduais, ou seja, quem quer viajar do Rio de Janeiro para São Paulo, por exemplo, pode economizar 100%.
De acordo com informações do Revista dos Benefícios, a Lei assegura a quantia de dois assentos gratuitos para esse público, mas desde que o idoso tenha renda igual ou inferior a dois salários mínimos.
Porém, a notícia boa é que se as vagas já estiverem ocupadas, existe um desconto de 50% no valor das passagens. A solicitação do Bilhete de Viagem do Idoso, que é intransferível, precisa ser feita com antecedência de, no mínimo, 3 horas da data da viagem.
Por outro lado, para ter o desconto de 50% no valor, o bilhete precisa ser comprado até, no máximo, 6 horas antes (para distâncias de até 500 km) ou 12 horas (para trechos acima de 500 km).
Para isso, o cidadão precisa apresentar um documento que comprove a sua identidade e idade, como o Registro Geral (RG), por exemplo.
QUAL IDADE É CONSIDERADA UMA PESSOA IDOSA?
De acordo com o portal do Governo Federal, o Estatuto da Pessoa Idosa (Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003) – define que a pessoa idosa é aquela com idade igual ou superior a 60 anos. A Lei garante direitos a essas pessoas.
Autor(a):
Diego Laureano
Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!