INSS

Pode ir se despedindo: Governo Lula confirma fim de serviço no INSS atingindo os beneficiários em 2024

Logo do INSS e Lula (Foto: Reprodução / Gov / Montagem HoraDoBenefício)

Logo do INSS e Lula (Foto: Reprodução / Gov / Montagem HoraDoBenefício)

Governo Lula confirma fim de serviço no INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é o órgão responsável pelos pagamentos de benefícios de milhares de aposentados e pensionistas.

Acontece que em alguns casos, o trabalhador precisa se aposentar por motivo de doença. Desse modo, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, afirmou que até junho todas as perícias médicas serão feitas pela internet, por meio do Atestmed.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

SAIBA MAIS! Chance de conseguir cartão de crédito e empréstimo até para negativados: Nubank divulga 4 vantagens INCRÍVEIS

O sistema então passará a substituir a perícia presencial, com o envio on-line de atestados e laudos médicos nos pedidos de benefício por incapacidade, como o auxílio-doença, e o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) para pessoas com deficiência.

Carlos Lupi comentou sobre o motivo que fez com que a mudança acontecesse em entrevista ao SBT News. “Porque as pessoas ainda estão com a cultura de marcar presencialmente”, afirmou o ministro do Governo Lula.

LEIA TAMBÉM!

https://youtu.be/6c2k0BBwnY8?si=q2lCRevHgoCbVh3T

“Com o Atestmed, uma via eletrônica, todo mundo pode escanear e mandar (o atestado), todo mundo pode chegar numa agência e mandar o atestado que o próprio médico já deu. É médico, tem CRM… Se vale para a empresa, por que o INSS não vai receber?”, questionou Lupi.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Estamos automatizando isso. Até maio ou junho deste ano, vamos ter 100% (das perícias) obrigatoriamente pelo atestado”, falou ele, que ainda justificou que será importante para acelerar a fila de pedidos, já que dados do INSS mostraram que o tempo médio de espera de pedidos de benefício chegou a 46 dias em janeiro de 2024.

Tudo será feito pelo aplicativo Meu INSS, sendo uma grande vitória para milhares de pessoas que precisam dos benefícios da Previdência Social.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Carlos Lupi é ministro do Governo Lula (Foto: Reprodução / Gov)

QUAIS SÃO OS 4 BENEFÍCIOS QUE OS IDOSOS TÊM DIREITO?

Transporte Gratuito Ampliado: O acesso ao transporte público, agora mais eficiente, contribui para a locomoção e a independência, fundamentais para a manutenção da qualidade de vida. Cada estado possui as suas variantes desse benefício, como Cartão do Idoso ou apenas o documento com foto.

Fim do Imposto de Renda: Uma das principais conquistas para os idosos é o fim do imposto de renda. Os aposentados e pensionistas com mais de 65 anos já tinham direito à isenção de R$ 1.903,98 por mês, agora essa conquista se torna uma realidade de fato ao contar com outra faixa de isenção de igual valor.

Isenção de IPTU: Essa medida no início do ano chega como um alívio financeiro de extrema importância, possibilitando que mais idosos possam redirecionar melhor seus orçamentos sem o peso de um dos impostos mais temidos da população. Quem tem mais de 60 anos fica isente dessa cobrança.

Vagas gratuitas em transporte coletivo interestadual: No transporte coletivo interestadual, os idosos com renda de até dois salários mínimos têm direito a duas vagas gratuitas. Caso essas vagas estejam ocupadas, a empresa pode oferecer 50% de desconto na passagem. Essa medida visa garantir que eles possam viajar com mais conforto e acessibilidade.

Informações do portal UOL.

Idosos aposentados do INSS (Fotos: Reprodução/ FreePik)

Autor(a):

Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!

Sair da versão mobile