Embora grande parte da população não saiba, o idoso é tem direito a diversos benefícios importantes estipulados por lei e garantido pelo Governo, para qualquer pessoa que tem idade igual ou superior a 60 anos. Por isso, a Carteira do Idoso é um documento que garante inúmeros benefícios e que ajuda os brasileiros a acessarem serviços como o transporte público coletivo sem qualquer custo, mas as pessoas da terceira idade também têm um novo benefício envolvendo o cartão de crédito.
Chega de cabelo branco! Conheça a tinta de noz-moscada que dá brilho aos fios grisalhos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nova lei do cartão de crédito é assinada pelo governo Lula
Limpeza complicada? Veja esse método infalível para limpar seu banheiro e acabar com o mau cheiro
Uma nova legislação entra em vigor em 2024 com o objetivo de proteger os consumidores, principalmente os idosos, dos juros e cobranças excessivas dos cartões de crédito. Essa nova lei trará importantes mudanças que beneficiarão os idosos endividados e trarão mais segurança financeira para essa parcela da população.
Conheça a ‘máscara rosa’ que vai deixar a sua pele lisinha e sem manchas em tempo recorde
LEIA TAMBÉM!
Uma das principais mudanças trazidas pela nova legislação é a limitação dos juros cobrados no crédito rotativo. Antes, os juros poderiam chegar a valores exorbitantes, dificultando ainda mais a quitação das dívidas. Agora, os juros não poderão ultrapassar 100% do valor da dívida original. Essa medida busca evitar que os idosos sejam ainda mais prejudicados pelos altos juros cobrados pelas instituições financeiras.
Flamengo deve receber quantia milionária caso Porto feche contrato para ficar com craque de Tite
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
nova lei do governo promete ajudar idosos de todo o país (Foto: Reprodução/ Freepik)
Gabriel Jesus recebe proposta gigantesca e pode deixar o Arsenal em breve: “R$ 380 milhões”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outra importante mudança é a possibilidade de portabilidade da dívida do cartão de crédito. Isso significa que o consumidor poderá transferir sua dívida para outra instituição financeira que ofereça condições mais vantajosas. Essa medida dá ao consumidor a oportunidade de buscar alternativas com juros mais baixos e melhores condições de pagamento.
Bomba! Kleiton Lima pede demissão do Santos após protestos e ameaças de morte
Além das mudanças relacionadas aos cartões de crédito do governo Lula, a nova legislação também traz a Lei do Superendividamento, que visa proteger os idosos que se encontram em situação de endividamento excessivo. Para se beneficiar das isenções previstas na nova legislação, os idosos devem estar devendo contas de serviços básicos, como energia, água, gás e telefone. Além disso, também podem ser pagas sem juros as dívidas referentes a empréstimos bancários ou de financeiras, boletos e carnês de consumo.
Lula pega cidadãos de surpresa e solta novo decreto que altera datas de pagamentos do INSS; veja
dívidas do cartão de crédito podem ser pagas com menos juros (Foto: Reprodução/ FreePik)
CNH: nova lei de trânsito já está valendo e você precisa ficar atento para não ser pego de surpresa