No dia 26 do mês passado, o Governo Lula emitiu uma nova declaração que trará vantagens para aqueles que recebem pagamentos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). No comunicado, foi divulgado que o CNPS (Conselho Nacional de Previdência Social) aprovou a diminuição das taxas de juros para empréstimos consignados do INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Consequentemente, a taxa mensal do empréstimo será reduzida de 1,72% para 1,68%, enquanto os encargos do cartão de crédito consignado e do cartão de benefícios serão diminuídos de 2,55% para 2,49%. A decisão foi registrada no Diário Oficial da União, junto com a determinação das taxas.
Empréstimo consignado do INSS
O empréstimo consignado é uma alternativa na qual aposentados e pensionistas do INSS podem requisitar quantias com descontos automáticos em seus benefícios. Nesse sentido, o limite máximo de comprometimento da renda mensal é de 45%, distribuído em 35% para empréstimos pessoais, 5% para o cartão de crédito e 5% para o cartão de benefícios, podendo ser parcelado em até 84 meses, ou seja, sete anos.
LEIA TAMBÉM!
Os juros desses empréstimos são limitados, ou seja, a entidade financeira tem permissão para impor valores menores, porém está restrita a não ultrapassar a taxa estipulada, cujas diretrizes são supervisionadas pelo Conselho de Previdência.
Lula de óculos (Foto: Reprodução/ Globo)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa nova taxa foi aprovada com um placar de 10 votos a favor e 1 voto contrário, com representantes do setor bancário opondo-se. Como resultado, a regulamentação dessas taxas recém-aprovadas pelo Ministério da Previdência deve ser realizada em até cinco dias após a votação, obrigando as entidades financeiras a ajustarem suas taxas de acordo.
Consulta de taxas de juros consignadas no INSS
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aposentados do INSS se deparam com surpresa no pagamento de maio (Imagem Reprodução Shutterstock)
• Visite o website ou utilize o aplicativo ‘Meu INSS’;
• Selecione ‘Taxas de Empréstimo Consignado’;
• Uma lista dos bancos e suas respectivas taxas estará disponível para consulta.