Luciano Szafir desabafa e revela sequelas pós-Covid: “É duro olhar no espelho e não me reconhecer”
23/08/2021 às 10h00
Luciano Szafir deixou o hospital há cerca de 1 mês, depois de mais de 30 dias internado em razão de complicações da Covid-19. Apesar de estar curado da doença, ele ainda precisa conviver com diversas sequelas, muitas físicas, outras psicológicas. Em entrevista recente ao jornal O Dia ele foi enfático em dizer: “A doença me deixou como herança um monte de encrencas… A principal delas é a luta para não cair em depressão”.
Luciano Szafir revela que se lembra da luta que precisou passar quando ainda estava internado e que o momento da intubação foi o mais difícil. “As noites são sempre difíceis. Eu me deito e não consigo pegar no sono. Logo vêm à cabeça lembranças do momento em que fui intubado, a pior experiência da minha vida. Não conseguia respirar e tive a certeza de que morreria”, contou.
Em decorrência disso e também pela lenta recuperação que as sequelas trazem, Luciano Szafir tem recorrido à terapia pela primeira vez na vida. “Também me apeguei à meditação e à fé. Sendo assim, ainda no hospital, me reaproximei da religião judaica, e a conexão com Deus tem me ajudado muito a superar as dificuldades diárias”, relatou.
O ator sempre teve um corpo invejável antes da doença, no auge de seus 52 anos de idade Luciano Szafir tem passado por uma nova realidade: “Eu sempre fui muito ativo, destemido, mas hoje preciso de ajuda para coisas simples, como secar as pernas após o banho, já que não consigo me abaixar. Perdi 17 quilos e meus músculos foram embora. É duro olhar no espelho e não me reconhecer. A impressão que tenho é de que envelheci vários anos em poucos dias”.
+ Andressa Suita passa o fim de semana com Gusttavo Lima: “Show Particular”
LEIA TAMBÉM:
● Após polêmica sobre traição, Lucas Lima vai às redes sociais defender Sandy : “Tudo resolvido”
● Gabigol no Corinthians: presidente afirma que jogador tem “a cara do Timão”
● Marcos Mion é dono de uma verdadeira fortuna de deixar qualquer um de boca aberta
Na busca de recuperar a musculatura, as sessões de fisioterapia são diárias. “Quando a sessão termina, parece que corri uma maratona. A endorfina é uma recompensa. Antes de ficar doente, eu levantava halteres de 20 quilos na academia. Hoje, com muito esforço, encaro 2 quilos”, desabafou.
Luciano Szafir ainda terá que encarar a volta ao hospital para mais uma cirurgia, desta vez para a reconstrução do intestino. “A verdade é que virei o cara mais medroso do mundo. Estou viciado no oxímetro [aparelho para medir a saturação de oxigênio no sangue]. Criei um grupo de WhatsApp com a junta médica que me acompanhou no hospital e toda hora coloco na roda uma pergunta, uma dúvida. Sou o chato de plantão, eu sei. Só que, neste momento, prefiro pecar pelo excesso”, finalizou o ator.
Autor(a):
Fernanda Cataldi
Jornalista e Radialista. Trabalho com comunicação há 15 anos, levando informação e entretenimento com seriedade ao público.